Olhar Direto

Terça-feira, 26 de setembro de 2017

Notícias / Educação

UFMT deve implantar Odontologia no Araguaia em 2013

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

01 Mar 2012 - 15:57

Foto: Reprodução

Odonto pode ser a novidade para 2013 na UFMT do Araguaia

Odonto pode ser a novidade para 2013 na UFMT do Araguaia

O curso de Odontologia pode ser a novidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Barra do Garças, 509 km de Cuiabá. O pró-reitor do campus, José Pessoa, informou que o processo de criação do novo curso está bem adiantado em Brasília e será uma conquista para região do Araguaia.

“As tratativas para criação do curso estão bastante adiantadas por parte da UFMT junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) por isso que nós estamos esperançosos na implantação de Odonto em 2013”, destacou. Todavia a novidade somente será confirmada até o mês de junho quando será definida a grade para ano vindouro da instituição.

A UFMT oferece dezesseis cursos no Araguaia em dois campus de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Já foram investidos pelo governo federal na estruturação do novo campus antiga fábrica da Drurys R$ 19 milhões com prédios com salas de aula modernas, laboratórios e auditório. .

Sobre o curso de medicina que deve ser criado no interior pela UFMT e se existe uma disputa entre Barra do Garças ou Sinop para sediá-lo, o pró-reitor disse que o campus barra-garcense não foi procurado nesse sentido e destacou que um curso como este depende até mesmo do Ministério da Saúde.

José Pessoa disse que ficou sabendo que esse assunto está sendo defendido como bandeira para Sinop pelo deputado federal Nilson Leitão. “Nós adoraríamos ter um curso de medicina, mas hoje estamos focando em Odonto porque está mais perto de acontecer”, completou.

Outra novidade no campus de Barra é a construção de um planetário destinado ao trabalho de pesquisa dos alunos que certamente se tornará uma atração turística que vai embelezar a saída de Barra do Garças para Cuiabá. “Esse planetário é sonho meu e do campus que trabalhamos três anos para torná-lo realidade”, acrescentou.

Na próxima segunda-feira (5) tem início o ano letivo 2012 da UFMT e o campus de Barra do Garças vai receber uma visita da reitora Maria Lucia Cavalli Neder

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luna tatiane de fatima silva
    16 Set 2013 às 18:57

    nossa espero ansiosamente

  • Maria Aparecida Guimaraes
    27 Out 2012 às 17:22

    E muito importante a criação do curso de odontologia ai porque meu filho pode estudar bem mais perto.

  • grazielle
    15 Abr 2012 às 18:29

    Parabens para esse preendimento novo que esta por vim!Adorei essa novidade!

  • maria
    28 Mar 2012 às 07:42

    odontolgia no araguaia? essa é boa!! ô zé, larga de ser biônico e encara uma eleição...tem coragem não?? para vocês que acreditam na torpe trupe, veja o que eles são capazes de fazer para perpetuar o poder. antes se agarraram ao PiTi e com todos os desmandos, conseguiram na maracutaia, ficar no poder agora que o abigail e sua curriola caiu, eles chamaram o irmãos daltro, na capa de um cunha...ops...cunhado, o candidato a vice, o mesmo que, conforme matéria abaixo, desviou mais de um milhão, leiam: prejuizo de mais de um milhão, com certeza dirão que é coisa da oposição...matéria de hoje em jornal midiático: "O presidente (da FAPEMAT) argumenta ainda estar em Brasília, por isso, não teria tido tempo para resolver a situação (entrega do cargo). Ele se reúne nesta terça (27) com representantes do CNPq, para solucionar problemas oriundos da gestão anterior. "São quatro convênios que foram feitos de forma errada pelo João Carlos Maia, o protegido do Chico Daltro", dispara. Conforme Valente, as falhas resultam num prejuízo de mais de R$ 1 milhão para a instituição. Entre os erros cometidos estão o lançamento de um edital antes da assinatura do termo de cooperação com o CNPq o pagamento a mais de R$ 123 mil num convênio e o "calote" de R$ 890 mil da Fapemat no CNPq. Conforme o presidente, pelo menos dois dois problemas já foram contornados. Para os outros dois foram protocolados documentos de defesa. "Agora aguardamos uma resposta", explica. Se a torpe trupe ganhar na UFMT...imaginem, não é dificil, o que vai acontecer....torpe trupe, a UFMT não merece você!! e vocês ainda creem em independencia e criação de cursos...acordem!!! é urgente!!!

  • Carlos Silva
    11 Mar 2012 às 19:46

    A criação do curso de odontologia será apenas mais um passo para o vale do Araguaia ter sua própria universidade federal. Por consquência a medicina também estará nos planos. Parabéns ao pequeno Grande homem, que é Prof. Pessoa, filho desta terra e que nunca se esqueceu de suas origens !! Agora este Monteiro que postou o infeliz comentário, sofre de uma dor localizada na junção dos braços, vulgo cotovelo. Aliás pró-reitor é nomeado pelo reitor, este sim passa pelo crivo dos votos. Desejo não só que UFMT cresça, mas também como toda a nossa região. Saudações !!

  • Cristiano Gomes
    04 Mar 2012 às 19:47

    Parabéns Profº José Pessoa pelo que tem feito por nossa região e por nossa Universidade. Temos orgulho de tê-lo como reitor no Araguaia. E esse "velhinho do araguaia" aí é no mínimo um invejoso com dor de cotovelo. Abç

  • Rodrigo Monteiro
    01 Mar 2012 às 22:55

    Em compensação, a Faculdade de Odontologia em Cuiabá, aprovada no CONSEPE em 2007, até hoje não foi instalada. Essa é a "brilhante" gestão Maria Lúcia, que ainda quer se reeleger (ela não se manca...). Quanto ao Pessoa, se ele é tão bom assim, porque ele não se submete ao crivo das urnas e aceita uma eleição direta pra Pró-Reitor ?

  • velhinhodoaraguai
    01 Mar 2012 às 22:10

    TEM NEM ESTRUTURA PARA OS MEROS CURSOS DO CAMPUS E QUEREM TRAZER ODONTO? PARABENS ZÉ PESSOA, VOCE É O PIOR REITOR QUE UMA UNIVERSIDADE PODE TER

  • carlos gontijo