Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Panfletos mostram importância do diagnóstico precoce da tuberculose

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde(SMS/VG), realizou, na manhã desta terça-feira (24/03), campanha de conscientização sobre a tuberculose. Uma equipe multiprofissional da secretaria distribuiu panfletos explicativos sobre a doença nos principais pontos da cidade. A ação faz parte do calendário alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose que é lembrado todo dia 24 de março.


A diretora da Educação em Saúde da SMS, Vilma Rodrigues dos Santos, lembra que a tuberculose tem cura. “Hoje, estamos realizando essa ação com o objetivo de orientar a população quanto aos sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Se detectada a tempo e tratada corretamente, a tuberculose tem cura”. O tratamento dura cerca de seis meses e é oferecido, gratuitamente, nos postos de saúde.

Vilma Santos explica que as pessoas devem ficar atentas aos seguintes sintomas: falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa (37º a 37,5º), especialmente, à tarde. Entretanto, o principal sintoma é a tosse com catarro por mais de três semanas que pode ou não vir acompanhada dos sintomas mencionados acima. Somente com a realização da Baciloscopia (exame de escarro) é possível detectar a tuberculose pulmonar.

A enfermeira e técnica da equipe da SMS Antônia Reis lembra que a tuberculose é transmitida de uma pessoa infectada para outra que não tem a doença por meio do ar (tosse, fala ou espirro). “Por isso, é importante que aquelas pessoas que têm ou tiveram contato com um tuberculoso procurem um posto de saúde para realização do exame”. Ela lembra que a tuberculose é a doença que mais mata no mundo entre aquelas consideradas infecciosas.

Mas a ação de conscientização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde ocorre ao longo da semana nas 18 unidades do Programa de Saúde da Família, 05 policlínicas, 04 Centros de Saúde, 01 Centro de Doenças Tropicais, 01 Centro de Especialidades Médicas e no Pronto Socorro Municipal. A população poderá tirar todas as dúvidas sobre a tuberculose, além de acompanhar palestras educativas ministradas pelos profissionais da Saúde.

Saiba Mais – A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo Bacilo de Koch que ataca, principalmente, o pulmão. Uma forma de prevenir a contaminação é a vacinação. Toda criança, ao nascer, deve receber a dose da vacina BCG. Caso contrário, o tratamento deve ser feito, gratuitamente, em qualquer unidade pública de saúde, durante seis meses, sem interrupção.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, ao ano, são registrados cerca de 80 mil casos de tuberculose no Brasil. No mundo, esse número chega a 9 milhões de pessoas. A cada 10 segundos, uma pessoa morre no mundo vítima da doença.

Em Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Saúde registrou, em 2008, 111 casos de tuberculose, sendo 49 da forma pulmonar – que é a responsável pela transmissão. E este ano, segundo informações do Centro de Doenças Tropicais do município, 23 casos já foram notificados na cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet