Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

corrente do bem

Após reportagem do Olhar Direto, filho encontra pai desaparecido há 26 anos, mas segue longe do 'final feliz'

Foto: Arquivo Pessoal

Domingos Moreira de Souza

Domingos Moreira de Souza

Há 26 anos sem ter notícias do pai, que saiu do interior do Maranhão, do município de Tuntum, para vir para Mato Grosso trabalhar no garimpo, o soldador industrial Rui Rei Lopes de Souza, de 33 anos, só conseguiu encontrar Domingos Moreira de Souza, com ajuda de uma internauta do Olhar Direto após o site publicar uma matéria sobre o desaparecido. Após tentar a vida em algumas cidades de Mato Grosso, seo Domingos acabou em uma comunidade Rural em Itaituba, interior do Pará.


Maranhense procura pai que veio para Mato Grosso há 26 anos trabalhar no garimpo

Mesmo após saber o paradeiro do pai, Souza não teve um final feliz para sua história. Sem dinheiro para pagar a passagem e sem poder tirar licença do trabalho recém conseguido, ele segue à distância do progenitor. Já o internauta do Olhar Direto que foi fundamental para encontrar o pai de Souza prefere manter o anonimato. Ele se emocionou ao ler o relato do trabalhador que superou história de abandono e decidiu ajudá-lo a realizar o sonho de encontrar o pai.

A história

Domingos já havia vindo para Mato Grosso outras vezes em busca do sonho dourado, mas da última vez em que saiu do municio de Tuntum para o centro-oeste, nunca mais votou.

“A última vez em que ele resolveu voltar para Mato Grosso, foi no ano de 1987. Eu e meus dois irmãos éramos muito pequenos, não nos lembramos de muita coisa, mas sei que ele e minha mães se desentenderam e ele não voltou mais pra casa. Depois disso, minha mãe também nos abandonou, foi embora pro Piauí e só fui reencontrá-la 13 anos depois. Fomos criados na casa dos outros”, relatou.

O problema todo é que por mais que as pessoas se prontificassem a ajudar, Rui não tinha nenhum documento do pai, ou seja, a única informação que ele tinha era o nome completo. Nem a idade de Domingos ele sabia. Vários homônimos foram encontrados em diversos locais do país.

Depois de muito procurar, Rui acabou encontrando a certidão de nascimento de Domingos. Por meio dela, que continha o nome do pai e mãe dele, a internauta do Olhar Direto, num trabalho incessante de busca, descobriu que Domingos era correntista de um banco em Peixoto de Azevedo, região de garimpo em Mato Grosso.

“Aí foi mais fácil, pois descobri que Domingos era correntista de um banco lá em Peixoto de Azevedo (terra de garimpo) e consegui o CPF dele. Depois fiz uma consulta com o CPF e verifiquei que a mãe do Domingos Moreira de Souza lá de Peixoto de Azevedo era a Josina Moreira de Sousa (a mesma que consta na Certidão de Nascimento do Rui). Aí, como a Conta do mesmo estava inativa desde 1987, tentei pelo site www.tse.gov.br com os dados que eu tinha: Nome completo, data de Nascimento e nome da mãe. Foi difícil porque no TSE consta Souza (com Z e não com S, que é o correto). E descobri onde ele votou da última vez: Em Itaituba, no Pará, em uma Escola Rural”, detalhou a internauta.

Como se trata de comunidade área rural no interior do Pará, com apenas 60 habitantes, as pessoas não têm telefone em casa, mas mesmo assim, a internauta conseguiu o número do orelhão da comunidade. Para surpresa dela, quando ligou, atendeu um senhor de cujo que se apresentou como ‘Moreira’. Por alguns segundos ela titubeou, para logo em seguida disparar: Moreira? O senhor é Domingos Moreira de Souza, pai de Rui Rei Lopes de Souza?

Com voz embargada Domingos respondeu que sim e ela contou que Rui e os outros dois filhos dele estavam à sua procura. A internauta passou os contatos de Domingos e Rui pode, então, depois de 26 anos, ouvir a voz do pai.
“Ele não soube dizer por que nunca mais nos procurou, porque foi deixando o tempo passar, mas isso também não me interessa. O que importa é que meu pai está vivo e eu quero estar com ele o mais breve possível”, relatou emocionado Rui.

Rui, que começou num emprego novo há duas semanas em São Luís (MA), agora começará uma maratona para tentar juntar dinheiro para tentar levar o pai até ele, justamente por não conseguir se ausentar do trabalho agora.
“Eu serei eternamente grato por tudo que vocês fizeram por mim. Foi Deus que colocou você (repórter) no meu caminho. Eu estava numa lan house fazendo buscas num domingo e achei o site de vocês. Resolvi ligar pedindo ajuda e acabei conseguindo encontrar meu pai. A minha vida mudou pra sempre, tenho certeza que a de todos os envolvidos também”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet