Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Brasil

conflitos da Terra

Bispo da Igreja Católica e mais 20 estão na lista de jurados pra morrer em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Bispo da Igreja Católica e mais 20 estão na lista de jurados pra morrer em Mato Grosso
Vinte e uma pessoas estão ameaçadas de morte em Mato Grosso em decorrência de conflitos da Terra. Dentre eles, lideranças indígenas da Marãiwatsedé e o líder religioso Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos. Os dados constam do relatório de Conflitos no Campo no Brasil, divulgado nesta terça-feira (23).


Pedro Casaldáliga já foi alvo de várias ameaças de morte. A primeira e mais grave ocorreu em 1976 no povoado de Ribeirão Bonito, em Mato Grosso. Ela ocorreu quando Casaldáliga e do padre jesuíta João Bosco Penido Burnier foram até uma delegacia para intervir contra a tortura de duas mulheres. Burnier foi agredido e morto com um tiro na nuca.

Esta é 28º edição do relatório divulgado pela Comissão Pastoral da Terra. Todos os nomes entraram na lista de ameaçados em 2012. Dos ameaçados de morte ao todo 295 nomes constam na lista.

O relatório também trouxe o número de conflitos pela terra, água, trabalho escravo, violência contra a pessoa. Este ano o relatório traz 21 ocorrências de conflitos. Em Mato Grosso, envolvendo 2.583 famílias, sendo elas de sem-terra, indígenas e assentados.

Confira abaixo a lista das pessoas ameaçadas de morte em Mato Grosso.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet