Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Postão de VG ganha unidade de coleta de sangue

Os doadores de sangue do município de Várzea Grande, não precisam mais se deslocar até o Hemocentro de Cuiabá, para fazerem à coleta. Desde ontem(23), poderão procurar o Centro de Especialidades Médicas (Postão), na região central. O posto de atendimento funcionará a principio, nas segundas, terças e quintas-feiras, das 8h ás 16h30.


De acordo com o diretor do Postão, Marcelo Costa, a parceria com o Hemocentro se deu em função do município ter um número expressivo de doadores. “Sempre que a unidade volante do Hemocentro vem para a nossa cidade, constatamos um grande número de voluntários doadores. A partir daí resolvemos criar um posto de atendimento aqui em nossa cidade”, pontuou.

A bioquímica responsável pelo posto de coleta de Várzea Grande, Maria Aparecida dos Santos, disse que espera que a procura no local aumente com o decorrer dos dias. “Esperamos que com a divulgação desta nova unidade do Hemocentro, aumente o número de voluntários fidelizados na cidade”.

DOAÇÃO 

O sangue é um composto de células que levam oxigênio a cada parte do corpo, defendem o organismo contra infecções e participam na coagulação. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, porque a recuperação é imediata após o ato. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados, no máximo, 450 mililitros de sangue.

Todo material doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e, assim, pode beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. As substâncias são distribuídas aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.

Para ser doador voluntário, o candidato precisa procurar o hemocentro mais próximo em sua cidade. Antes de doar, o doador passa por uma entrevista médica. O procedimento serve para agregar qualidade ao sangue coletado e dar mais segurança àqueles que receberão o material.

 Centro de Especialidades Médicas (Postão), esta localizado na Rua 24 de Maio S/Nº, em frente a antiga caixa d´água - na região central da cidade.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet