Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Fórum da Comarca de Sorriso realizou 1ª Audiência Pública sobre Segurança

Visando a Conferencia Nacional de Segurança Pública, a ser realizada de 27 a 30 de agosto em Brasília e por determinação do presidente do Judiciário de Mato Grosso, desembargador Mariano Travassos, foi realizada em Sorriso a 1ª audiência Publica sobre segurança, quando foram ouvidas as bases da comunidade nos seus mais diferentes segmentos visando detectar as principais deficiências na busca de proporcionar uma melhor estrutura de segurança para a sociedade brasileira.


Na oportunidade mais de duzentas pessoas, lotaram o auditório do Fórum de Sorriso, representantes dos mais variados segmentos da sociedade desde estudantado, instituições e entidades prestadoras de serviço, alem de Judiciário, Executivo e Legislativo e conforme o coordenador deste evento Dr. Wanderley José dos Reis, a sistemática de trabalho foi dividir os participantes em seis grupos sendo que cada grupo, discutiu um setor e que no final serão filtrados e será confeccionado um documento, a ser enviado para o TJ que servirá de apoio para a Conferência Nacional na capital federal.

Os seis grupos tinham como principal objetivo direcionar os trabalhos para princípios e diretrizes, buscando abordar os primeiros pontos que podem sofrer modificações substanciais com a finalidade de ampliar os pontos que venham a ocasionar um sentido mais positivo para a sociedade quanto aos fatores segurança para a população.

Grupo 1

Este grupo teve como coordenador o promotor Marco Aurélio de Castro, que salientou que depois de obedecer aos exemplos de princípios, visou garantir o efetivo do respeito a igualdade e do direito ao cidadão. Depois de debater sobre este principio as diretrizes foram encaminhadas, para o fortalecimento e valorização a autonomia ao Conselho da comunidade, assim como dar efetividade ao cumprimento das sentenças penais condenatórios, valorizar a formação básica implementando e fortalecendo o ensino técnico e profissionalizante gratuito, além de fomentar e garantir estruturas de locais públicos destinados ao esporte lazer e cultura e incrementar a cultura do policiamento comunitário. Ainda fizeram parte das diretrizes deste grupo, o fortalecimento dos conselhos Municipais de segurança e grupo de gestão integrada, cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente e por ultimo fortalecer a proteção as fronteiras brasileiras.

Grupo 2

Contando com a participação do líder comunitário Fredson Galindo, o grupo dois trouxe como principal diretriz, a mobilização social para a formação do cidadão consciente. Outros itens apontados foram direcionados para os fatores das políticas publicas de apoio a educação integral, estimular a multi-disciplinaridade social, prevenção e recuperação dos subprodutos da criminalidade, exigir da Administração Pública total controle dos ambientes destinados ao lazer de crianças, adolescente e jovens assim como estimular projetos de valorização familiar condicionados aos programas de distribuição de renda com fiscalização. O coordenador ainda defendeu uma reforma nos estatutos defendendo que a mão de obra juvenil venha ser utilizada nos diferentes mercados de trabalho da sociedade brasileira. “Certamente este jovem trabalhando e ganhando o seu sustento, vai se sentir muito mais valorizado”, finalizou.

Grupo 3

Coordenado pelo comandante do 8º CPA de Sorriso, Capitão Cunha, salientou a participação do grupo, até se surpreendendo com as diferentes indagações. Este grupo decidiu como principio a interação entre órgãos de segurança publica, judiciário e sociedade organizada, visando o bem comum de todos. Definiu ainda como diretrizes o fortalecimento do Programa Educacional de combate as drogas e Violência – Proerd, ampliando o atendimento as demais series escolar e não comente as 4ªs séries, estimular a implantação do Disque Denuncia promoção de palestras e campanhas educativas referentes ao trânsito nas instituições de ensino assim como instituir a guarda municipal e o patrulhamento escolar. Ainda fez parte das diretrizes deste grupo um dos itens considerados muito importantes. “Fortalecer a fomentação de diálogos entre Judiciário e o Legislativo e comunidade para uma possível mudança para a penalidade de 18 para 16 anos de idade, bem como o aumento de efetivo e equipamento para as policias e a implantação da Politec em Sorriso.

Grupo 4

“Estou feliz, por que se prendeu no assunto voluntário e no nosso grupo fora os jovens que procuraram integrar este debate com poucos adultos e que teve um resultado na nossa ótica satisfatório, no tema escolhido foi priorizado para a opinião do estudantado”, comentou um dos coordenadores de grupo inspetor Ismael Vieira. O inspetor ainda comentou de que tudo que envolve a segurança pública tem que merecer a atenção especial da comunidade.

As diretrizes foram divulgadas através da aluna Carine Rodrigues que buscou detalhar as diretrizes do grupo. “Ninguém nasce querendo ser bandido e a apartir do momento em que a sociedade se empenha para educar o cidadão passa a crescer e conhece os princípios morais e éticos”, comunicou ela num primeiro momento. Campanha de palestras junto a sociedade principal orientando os jovens sobre as conseqüências de estar no meio de drogas e crimes, integração da ética de forma definitiva são fatores que proporcionam a juventude sentido de orientação na prevenção para uma vida sadia.

Grupo 5

Tendo como orientador o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Henrique da Costa Neto, este salientou que o fortalecimento dos órgãos responsáveis se torna instrumento social ao combate ao crime a violência em busca da paz da sociedade. “O estado tem a competência para combater a criminalidade, buscando parceria para dividir a responsabilidade que é de todos nós”. O coordenador também destacou uma nova geração possibilita ampliar os debate e assim estes jovens estarão preparados para amanhã assumir suas posições e num primeiro momento ela vem para a educação. Como diretrizes, resgatar o individuo da dignidade social, valorizar monetariamente e qualificar os profissionais da segurança publica, até por que, sabemos que o estado qualifica mas não dá uma remuneração digna para a sua função.

Grupo 6

O grupo 6 teve a coordenação da professor Marisa de Fátima Net representando o Legislativo e a apresentação foi efetuada pela aluna da Escola Vinicius de Moraes, Dione Dantas que, destacou os resultados dos trabalhos do grupo salientando as principais diretrizes. A valorização das instituições, a família, a religião a educação , saúde e segurança. Este grupo também concluiu pela educação integral, com horários normais de aulas e segundo horário para atividades diversas, assim como r3espeitar valores para a vida preservando a ética, tolerância, boas maneiras e amor a vida. Destaca também com o primordial, as ações públicas e comunitárias, assim com facilitar a inserção social e complementação de jovens no mercado de trabalho com o foco d condicionar seus estudos. Finaliza destacando a necessidade de melhorar a qualificação dos programas de meios de comunidade com especial atenção ao respeito de quem assiste.

Vice prefeito – forma democrática de falar de segurança

Para o vice-prefeito de Sorriso, Wanderley Paulo, que foi eleito mediador de um dos grupos de discussão, a iniciativa do Poder Judiciário é apropriada e de extrema importância. “Percebemos que todos os poderes estão preocupados em oferecer mais segurança a nossa população. Isto está sendo feito de uma forma democrática, ouvindo a população, os alunos e a sociedade organizada, com o objetivo de buscarmos as diretrizes essenciais para obtermos resultados com a segurança pública no nosso dia a dia. Estas discussões contribuirão com o GGI e o Conselho Municipal de Segurança para implementarmos ações que possam gerar frutos que garantam segurança e paz para a população de Sorriso”, afirma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet