Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Dona Ritásia

Costureira e música morre de AVC, uma figura histórica de Cuiabá

Ritásia Rego Penha, esposa do ilustre maestro Penha, morreu na noite de ontem, às 21h30. Ela foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passou oito dias internadas antes de vir a óbito.

Ritásia Rego Penha, esposa do  maestro Penha, conhecido e admirado nos meios musicais de Cuiabá, morreu na noite de ontem, às 21h30. Ela foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passou oito dias internadas antes de vir a óbito. O corpo está sendo velado na Capela Santa Rita e o enterro acontecerá às 14h, no Cemitério da Piedade.


Descendente de baianos e mineiros, Ritásia chegou a Cuiabá na década de 1930, acompanhando o pai que trabalhou com mineração. Entre 1950 e 1960 ela ganhou fama trabalhando como costureira, quando atendia pedidos de senhoras da alta sociedade cuiabana.

Em meados de 1970, ela fundou uma "república" que hospedou os primeiros estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso. Entre eles Oswaldo Sobrinho, ex-vice-governador do Estado, e hoje secretário de Governo. Nesta mesma "república" viria surgir um movimento que culminou com a fundação do Restaurante Estudantil Maria Aparecida Pedrossian, o antigo Remape.

Como não poderia ser diferente, esposa de um maestro, Ritásia envolveu-se com a música e é co-autora do hino do Clube Esportivo Operário Várzeagrandense, em auxlio ao seu marido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet