Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Modelo é parceiro do Instituto Ação Verde em projeto de recuperação do Rio Cuiabá

Além de desenvolver projetos próprios relacionados ao meio ambiente, a rede de Supermercados Modelo também apoia outras iniciativas. Sua mais recente parceria foi com o Instituto Ação Verde, no Projeto Verde Rio, que tem como objetivo recuperar e preservar 100% das matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso até o ano de 2020.


No mês de junho o programa iniciou um levantamento sócio-econômico e ambiental sobre os ribeirinhos e as propriedades situadas nas margens do Rio Cuiabá, nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé. Uma chalana com técnicos ambientais a bordo vai percorrer cerca de 380 km do rio, que abriga hoje 84% da população, concentrada, principalmente, na região metropolitana.

“Essa é mais uma ação ambiental que o Modelo se orgulha em ser parceiro. Uma das preocupações da empresa ao dar um destino sustentável aos seus resíduos é justamente para não poluir os nossos rios. Participar de um programa de recuperação de suas margens é uma prioridade para o Modelo”, frisou a integrante do Comitê Modelo Responsável, Marli Saladini.

Em sua fase inicial, o projeto desenvolveu estas mesmas atividades no município de Santo Antônio de Leverger para conhecer melhor a situação das matas ciliares em 120 km de rio. Nesta localidade o projeto fez um cadastramento com 543 famílias e realizou um diagnóstico ambiental das propriedades, compreendendo melhor quem é morador ribeirinho, expectativas, necessidades e condições dos terrenos.

O processo ainda continua com levantamentos florísticos, identificação de espécies nativas da região e manutenção de viveiros itinerantes, com capacidade para produzir cerca de 400 mil mudas por ano. Segundo o Ação Verde, 33% desses moradores vivem da pesca e que 38 % das propriedades possuem erosão na margem do rio. No final de março foi dado o início do plantio nas regiões lá cadastradas, com a participação maciça da comunidade Barranco Alto.

Além da ação de recuperação das matas ciliares, o projeto tem como meta o envolvimento dos moradores das regiões contempladas pelo Projeto. Em Santo Antônio foram realizados debates e palestras, motivando a conscientização ambiental e colocando-se à disposição dos ribeirinhos para dúvidas e ajudas necessárias.

Além do Rio Cuiabá, o Instituto Ação Verde vai levar o Projeto Verde Rio para mais oito rios do estado de Mato Grosso. Portanto, a partir de 2010, as regiões dos rios Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, das Mortes, Piqueri e São Lorenço também serão visitadas.

O Projeto Verde Rio é uma iniciativa do setor produtivo de Mato Grosso, por meio do Instituto Ação Verde, e conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, SEMA, SEDER, MT Floresta, Empaer, Supermercados Modelo, Oi e Energética Águas da Pedra.

Instituto Ação Verde - OSCIP que tem como objetivo desenvolver ações que promovam o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva de Mato Grosso. É formado pela Fiemt, Famato, Acrimat, Aprosoja, Cipem e Sindalcool.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet