Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Parque Chico Mendes recebe casal de aves Anacã

Foto: Rayssa Natani/G1

Parque Chico Mendes recebe casal de aves Anacã
Vindo de um criadouro de Minas Gerais, um casal de aves Anacã, Detoptyus Accipitrinus, da família dos papagaios e araras, conhecidos popularmente como bicho do bico torto, chegou ao Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco, há pouco mais de dois meses. Após passar pelo processo de quarentena, período em que ficaram isoladas para serem acompanhadas de perto, somente agora as aves estão em exposição.


Os dois animais agora passam pelo período de adaptação e aceitação dos outros animais do grupo que estão no local, ficando no mesmo ambiente, porém, em jaulas separadas, segundo a bióloga do parque, Joseline Guimarães. "Este processo dura aproximadamente dois meses. É preciso ter muito cuidado tanto com os novos animais, como com os que já estavam no parque", afirma.
Ainda segundo a bióloga, a Acanã é uma espécie típica da Amazônia, mais comum no Pará. É a única ave da família dos Psitacídeos que possui uma espécie de penacho, ou cocar, como o do Gavião Real, que levanta quando o animal está em alerta.

As que estão no parque, são de médio porte e consideradas jovens. "Não sabemos a idade exata, mas podemos dizer que estão na adolescência. É um animal que vive bastante tempo. Há registros de que vivem até 100 anos", explica.
Criadas em cativeiro, as aves vieram com registro de nascimento e microchip. "No sudeste, há criadouros regulamentados pelo Ibama. Elas são usadas como pet, animal de estimação. Com registro, a pessoa compra e pode ter em casa", diz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet