Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

46 mil casos em todo o país

Com 6 mil casos de tráfico humano em MT, entidades debatem enfrentamento em Cuiabá

Foto: Ilustração

Com 6 mil casos de tráfico humano em MT, entidades debatem enfrentamento em Cuiabá
Dos 46 mil casos de tráfico pessoas registrados no Brasil desde 1995, seis mil aconteceram Mato Grosso. Por conta disso, neste sábado, entidades não governamentais se reúnem em Cuiabá para discutir sobre o tema e maneiras de enfrentamento, durante o ‘Seminário tráfico humano: Trabalho escravo e Tráfico de pessoas’.


Segundo informações do Centro Burnier de Fé e Justiça, o objetivo do debate é promover uma consciência da problemática, identificar e disponibilizar informações e dados sobre a realidade do Tráfico Humano em Mato Grosso, debater suas causas e, sobretudo, capacitar agentes de pastorais para multiplicar a capacidade de levar adiante o enfrentamento do Tráfico Humano.

Dono de casa noturna é preso por tráfico de pessoas e favorecimento à prostituição
Tráfico de pessoas está entre os três maiores crimes do Brasil, garante secretário da CPI

O evento está marcado para este sábado (21), às 8h30, na Paróquia Divino Espírito Santo, no CPA I. O ponto alto do seminário será um painel coordenado pelo frei Xavier Plassat, coordenado nacional da campanha contra tráfico de pessoas, que falará sobre o tráfico humano (Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas): conceito, características, panorama mundial, nacional e estadual.

A Organização das Nações Unidas (ONU), no Protocolo de Palermo (2003), define tráfico de pessoas como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”.

Confira a programação:

Manhã: Coordenação: Ir. Rosa Maria e Glória Maria
8:30 – Mística (RECID)
9:00 – Contextualização do Seminário e CF/14 . Expositor/: Luis Lopes
9:20 – Painel I: Tráfico Humano (Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas): conceito, características, panorama Mundial, Nacional e Estadual. Expositor: Xavier Plassat, coord. nacional da Campanha.
10:20 – Intervalo
10:40 – Continuação, Debate e complementações
12:00 – Painel II: Iniciativas da Sociedade Civil e do Poder Público na Prevenção e Combate ao Tráfico Humano – Xavier Plassat.
12:30 – Almoço
Tarde: Coord.: João Inácio e Marilza
13:30 – Teatro Grupo de Jovens (20min)
14:00 – Trabalho em Grupo: Como agir frente a esta realidade? Compromissos, ações…
15:00 – Exposição dos grupos:
15:45 – Intervalo
16:00 – Debates, sistematização e encaminhamentos
17:00 – Mística (compromisso e avaliação)
17:30 - Encerramento

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet