Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

acertando o relógio

Municípios do Araguaia trocam horário de Brasília por de MT durante horário de verão

O horário de verão entra em vigor em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo estimativa da Cemat, com o adiantamento do horário, devem ser economizados 24.322,36 megawatts de energia até o dia 16 de fevereiro de 2014.

Foto: Olhar Direto

A região do Araguaia troca horário de Brasília por de Cuiabá

A região do Araguaia troca horário de Brasília por de Cuiabá

O horário de verão entra em vigor a meia-noite de sábado (19) em dez estados onde os moradores vão adiantar os relógios em uma hora. Trinta e dois municípios do Araguaia, no leste de Mato Grosso, que acompanham o fuso horário de Brasília, usam uma 'esperteza' de não mexer no relógio isso porque deixam de acompanhar o horário de Brasília e passam a seguir o horário de Cuiabá durante o período de outubro a fevereiro.   


Essa medida começou em Barra do Garças em 1998 e passou a ser uma tradição copiada nas demais cidades do Araguaia e estendida também aos municípios goianos de Aragarças, Bom Jardim e Baliza. Os órgão públicos dos municípios goianos não acatam, porém os moradores que trabalham ou mantém negócios em Barra seguem o horário de MT durante esse período.

A população já acostumou com essa mudança do horário de Brasília para horário de Cuiabá e aponta algumas vantagens: a programação de TV fica mais cedo em uma hora. O futebol nas quartas-feiras, pelo horário de Brasília às 22 horas, começa às 21 pelo de MT.  

A desvantagem fica por conta do horário bancário, antecipado, das 09 às 14 horas. Passam a seguir o horário de verão de MT: Barra do Garças, Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.

O horário de verão entra em vigor em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo estimativa da Cemat, com o adiantamento do horário, devem ser economizados 24.322,36 megawatts de energia até o dia 16 de fevereiro de 2014, quando se encerra o período. Quantidade suficiente para suprir o consumo de energia numa cidade do porte de Chapada dos Guimarães por onze meses.

Essa é a 43ª edição do horário de verão no Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet