Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

Fifa admite falhas na segurança após invasão do Maracanã por chilenos

A Fifa admitiu falhas no esquema de segurança no Maracanã e disse que a invasão dos torcedores chilenos foi constrangedora. O cônsul do Chile no Rio de Janeiro disse que a punição aos torcedores que invadiram o Maracanã, na quarta-feira, saiu barata.


Para evitar novos problemas nos estádios, a Fifa e o governo federal estão avaliando o que deve ser feito. Para eles, os mil seguranças privados e os três mil PMs que trabalharam no jogo entre Chile e Espanha, no Maracanã, são suficientes.
“Os planos de contingência adotados e treinados estão sendo todos colocados em prática. Nós temos que observar esses fatos que estão acontecendo e a partir daí reagir. Nós vamos reagir, com certeza, para garantir a integridade do estádio”, afirma Hilário Medeiros, diretor de segurança do Comitê Organizador Local.

Mas um dia depois da invasão do Maracanã por dezenas de torcedores chilenos, os organizadores da Copa reconheceram falhas na segurança de alguns estádios. As imagens feitas com o celular pelo jornalista Rica Perrone mostram o momento em que os chilenos derrubam a grade de proteção do lado de fora.

Para o diretor de segurança da Fifa, a invasão foi constrangedora. Ele disse que não vai se repetir. Fotos obtidas com exclusividade pela GloboNews mostram invasores prestando depoimento. Os mais de 80 chilenos detidos anteontem (18) devem deixar o Brasil até sábado. Caso contrário, serão deportados.

O cônsul-geral do Chile no Rio de Janeiro disse que as autoridades brasileiras deram uma solução rápida e eficiente para o problema. Ele preferiu não comentar a punição branda dada aos chilenos. Mas disse que saiu barato para os torcedores. “Saiu barato pra eles. Muitos deles reconhecem que cometeram um erro e têm que pagar por isso, outros não”, afirma o cônsul.
O presidente da Federação Chilena, Sergio Jadue, disse que vai pedir que esses torcedores fiquem impedidos de entrar nos estádios do Chile. Os torcedores detidos foram liberados e o consulado não vai monitorar a saída deles do país, mas acredita que eles vão cumprir a ordem das autoridades brasileiras.

Representantes das forças de segurança pública vão se reunir hoje (20), no Rio de Janeiro, com o comitê organizador local da Fifa para discutir o reforço na segurança nos estádios. O governo federal avalia que o problema maior é dentro dos estádios porque o número de seguranças da Fifa não foi o suficiente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet