Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

lei geral

Grupo de 300 nigerianos tentam "marketing de emboscada" na Arena Pantanal

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Grupo de 300 nigerianos tentam
Um grupo de 300 nigerianos tentaram fazer marketing de duas empresas não patrocinadoras da Copa do Mundo 2014. A ação de marketing de emboscada foi detectada no jogo da Bósnia e Nigéria, neste sábado (21), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O flagrante foi feito pela Delegacia Especializada do Consumidor, responsável pela fiscalização dos casos de violação de direitos de uso de marcas exclusivas da FIFA.


Leia mais: Mais uma vez, o espetáculo da torcida enche os olhos na Arena Pantanal

O grupo tentou entrar no Estádio com diversas camisetas, bonés e bandeiras, que seriam usados pelos mesmos para fazer propaganda das empresas mencionadas. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, os turistas foram barrados antes de entrar na Arena e aceitaram fazer o descarte dos produtos, para que não fossem autuados em crime previsto na Lei Geral da Copa.

A delegada da Decon, Ana Cristina Feldner, informou que a FIFA não representou contra os nigerianos. "Uma das empresas, quando viu que estávamos fiscalizando, deixou para entrar no segundo tempo do jogo, inclusive com instrumentos musicais, demonstrando o marketing de emboscada pelo 'modus operandi', porém, também foi impedida", destacou.

Os nigerianos já teriam tentando fazer a propaganda de uma das empresas em outros estádios com jogos da Copa do Mundo no Brasil.

Pela Lei Geral da Copa, a pena prevista para o delito é de 3 meses a 1 ano, pelo uso indevido de direitos, por falsificação ou pelo chamado "marketing de emboscada", ou seja, a associação ou aparição não autorizada de uma marca em um evento, o que induz o consumidor a acreditar que o produto ou serviço é endossado pelos organizadores do Mundial.

Outras

Ainda de acordo com a assessoria da PC, na área externa da Arena, a Delegacia Móvel da Policia Judiciária Civil registrou apenas 1 furto de ingresso de um brasileiro que teve o bilhete subtraído na fila. A unidade também apreendeu dois ingressos comercializados a preço igual ao da Fifa, não configurando o crime de cambista.

Um bósnio foi encaminhado a Delegacia do Turista, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), pois tinha acabado de vender 4 ingressos e estava em poder de outros dois, que foram apreendidos. O turista foi ouvido e também liberado, por não ter configurado o crime de cambista. Os ingressos foram cancelados.

Na Delegacia do Turista foi registrado apenas um furto, comunicado por uma americana. No Fan Fest não houve ocorrências.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet