Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

panfletos modernos

Disputa de 'virais' em MT tem candidato dançando funk e ‘desapegando’ dos aliados

Disputa de 'virais' em MT tem candidato dançando funk e ‘desapegando’ dos aliados
As redes sociais e aplicativos de celulares para conversas e trocas de arquivo como o WhatsApp potencializaram aquilo que antes ficava limitado ao submundo dos panfletos apócrifos durante o período eleitoral: o trabalho para manchar a imagem de um candidato e tentar “colar” nele algo que desgaste sua imagem. Na última semana, começaram a circular com mais intensidade em MT vídeos ironizando os principais postulantes ao Governo do Estado.


Leia também:
Aray questiona habilidade de Taques governar: “não consegue nem agregar o grupo dele”
Taques usa Fávaro para aproximação com setor produtivo em agenda no interior

Nesse jogo onde os autores escondem a cara, ‘vale’ divulgar verdades, mentiras e informações fora de contexto. Mas na largada da campanha para governador de Mato Grosso, o humor tem sido o combustível desse conteúdo que tem se espalhado na rede, principalmente em formato de vídeos curtos – de fácil compartilhamento por smartphones.

A fórmula para produzir o material é simples, mas exige criatividade. As edições podem ser rudimentares e tem de dialogar com um assunto atual ou muito conhecido (músicas, peças publicitárias ou filmes são os mais indicados, e já dão base para a edição do vídeo), o importante é que o produto saia engraçado ou curioso ao ponto de o fazer o receptor repassar a mensagem, transformando-a em 'viral'.

Os “virais” de MT

Um dos primeiros a virar “meme”’ na internet foi o senador Pedro Taques (PDT), em um vídeo editado em que tecia elogios à Renan Calheiros (PMDB). O autor do vídeo usou a cena de um filme de ação antigo, e colocou o lendário ator Chuck Norris “assistindo” o discurso de Taques no Senado pela televisão. No final do vídeo, Norris destrói o aparelho com apenas um chute. Versões semelhantes com essa mesma cena já foram feitas contra líderes religiosos como Valdomiro Santiago e Edir Macedo, também contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e podem ser encontradas na internet. Na Justiça, Taques conseguiu tirar o vídeo do Youtube.

Neste final de semana, ainda contra Taques, começaram a circular vídeos ironizando a debandada de lideranças políticas da coligação Cotagem e Atitude pra Mudar. A base desta vez são os comerciais dos classificados online “Bom Negócio”. Em uma das edições, Taques aparece assistindo televisão com Otaviano Pivetta (PDT ) e Mauro Mendes (PSB). Jaime Campos – uma poltrona - começa a falar e “some”. O personagem com o rosto de Mauro Mendes então revela que fez um bom negócio (se desfazendo de Jaime) e o comercial se encerra com uma paródia do jingle: "a cada um minuto um aliado vaza". A base foi um vídeo feito com Diego Maradona na Copa do Mundo.

O candidato José Riva (PSD) também vem sendo ironizado em um vídeo em que colocaram seu rosto sobre uma paródia feita pelo programa Pânico na Band da música “Beijinho no ombro”, da funkeira Valesca Popozuda. Além do rosto de Riva sobre o personagem principal do vídeo, aparecem também o governador Silval Barbosa (PMDB), do ex-secretário de Estado Eder Moraes (PMDB), de Humberto Bosaipo, Sérgio Ricardo, João Emanuel e do também candidato ao governo Lúdio Cabral (PT). Todos dançando funk.

Assim como Taques, que conseguiu retirar o vídeo de Chuck Norris do ar, a defesa de Riva também tenta tirar o “Beijinho no ombro” do Youtube. “Esse vídeo além de denegrir a imagem do governador Riva, tem trucagem e é totalmente ilegal”, afirma José Rosa, assessor Jurídico de Riva. De acordo com ele, quem recebe as imagens e as compartilha comete o mesmo crime. “caba sendo cúmplice com a mesma pena, e isso além de ser crime eleitoral, pode caracterizar outros como injúria, calunia e difamação”, completa.

Obras da Copa

Antes do período eleitoral, um viral que também fez bastante sucesso foi um usado com as imagens do filme A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang). Nele, Hitler aparece exaltado, discutindo a mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa. O Führer se descontrola ao saber que o VLT só ficará pronto em 2015.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet