Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

DISPUTA MUNICIALISTA

Independente da montagem de chapa do grupo de Taques, Neurilan Fraga articula candidatura para AMM

Foto: Josi Pettengill/Secom/MT

Neurilan Fraga, prefeito de Nortelândia, busca apoio em todos os partidos

Neurilan Fraga, prefeito de Nortelândia, busca apoio em todos os partidos

Enquanto o grupo do governador eleito José Pedro Taques (PDT) ‘patina’ para definir um nome da base aliada, principalmente após a desistência do prefeito Otaviano Pivetta (PDT), a oposição se articula para manter o comando da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O atual presidente da AMM, Valdecir Luiz Cole (PSD), o ‘Chiquinho do Posto’, não demonstra condições de disputar a reeleição.


A reportagem do Olhar Direto apurou que o prefeito licenciado Otaviano Pivetta (PDT), de Lucas do Rio Verde, também não aceitou coordenar a montagem de uma chapa alterantiva, com aliados de Taques.
 
Desta forma, o prefeito Neurilan Fraga (PSD), de Nortelândia, passou a articular a composição de uma chapa. Há algumas semanas, ele   articula com prefeitos e líderes políticos o apoio para montar a chapa em condições de se eleger. Individualmente, o PSD possui o maior número de prefeitos: 39. O segundo é o PMDB, com 29.
 
Neurilan é irmão do deputado estadual José Domingos Fraga Filho (PSD), ex-prefeito de Sorriso por três mandatos.
 
Além do apoio do seu partido, Fraga busca respaldo de prefeitos de outras siglas para compor a chapa. Um dos desafios é fortalecer o municipalismo dentro da entidade de forma que os prefeitos possam contar com a associação às demandas dos municípios.

As áreas de engenharia e de economia receberão reforço para assessorar os municípios em projetos e, consequentemente, a captar recursos. Engenheiro agrônomo por formação, Fraga conhece todo o Estado, também pelas funções exercidas anteriores ao mandato de prefeito de Nortelândia, cargo que exerce pela segunda vez consecutiva.

Na gestão do ex-governador e hoje senador Blairo Maggi (PR), Neurilan foi secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, pasta então comandada por ClovesVetoratto, e também coordenou o Programa MT Regional.
Fraga reconhece que as dificuldades encontradas na entidade com deficiências no atendimento em alguns setores. Ele promete otimizar os serviços observando a necessidade técnica das demandas das prefeituras.
 
Apoiamento suprapartidário
Neurilan já conversou com a maioria dos prefeitos, independente da filiação partidária. O prefeito de Aripuanã, Ednilson Luiz Faitta (PMDB), afirma que vota no prefeito de Nortelândia. “Fui um dos primeiros a declarar o apoio para Neurilan”, reafirmou.
 
Prefeito de São José do Rio Claro, Natanael Casavechia (DEM), também declarou apoio à candidatura de Neurilan. À frente da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Alberto da Costa, o Nezinho (PP), informou que está com Fraga neste processo eleitoral. Acrescentou que já havia conversado com o prefeito de Neurilan e respaldou o seu pleito de concorrer à presidência da AMM.
 
 
O prefeito de Canarana, Evaldo Osvaldo Diehl (PSD), reforçou o apoio à candidatura de Neurilan. “Ele tem grande conhecimento e capacidade para presidir a AMM”, disse o social-democrata. Conforme ele, uma eventual gestão do correligionário poderá melhor acompanhar os recursos destinados às prefeituras.
Para o prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon, também do PSD, pelas atitudes e pela gestão em Nortelândia, Neurilan está capacitado para presidir a AMM. “Pelo companheirismo, pelas falas e lutas tem mostrado ser um homem determinado”, disse o correligionário.

Zanon destacou que Neurilan reúne as qualidades pedidas para o cargo. “Queremos um presidente que não se alie e que não seja oposição, mas que defenda os interesses dos municípios, principalmente dos pequenos”, reforçou.

Para Zanon, também é necessário um prefeito que possa manter a divisão do Fethab para os municípios. A prefeita de Sapezal,IlmaGrisoste Barbosa (PSD), reafirmou o apoio à candidatura de Neurilan. “Ele tem nosso total apoio”, concluiu. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet