Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Carros & Motos

Nem por um minutinho! Celulares são responsáveis por 25% dos acidentes de trânsito

Uso de aparelhos ao volante distraem o motorista e até o uso do "viva-voz" é proibido


O aviso não é de hoje, mas não custa lembrar: celular e trânsito não combinam. Em um país no qual existem mais de 275 milhões de linhas de telefone móvel ativas, infelizmente são vários os acidentes causados por motoristas que insistem em dirigir dando aquela olhadinha no aparelho.

Pois saiba que mesmo quando o recurso de “viva voz” está ativo, os riscos são altos. De acordo com estudos, o uso de aparelhos eletrônicos são a causa de pelo menos 25% dos acidentes de trânsito registrados, atingindo principalmente pessoas que possuem de 18 a 34 anos de idade. Vale lembrar que estes números podem ser ainda maiores, visto que os acidentados tendem a esconder estavam ao celular no momento da batida.

A utilização do telefone celular acaba por distrair a atenção do motorista, que deveria estar o tempo inteiro focado no que acontece ao redor do carro. No caso de mensagens de texto, seja via SMS ou através do aplicativo Whatsapp, o perigo é ainda maior, uma vez que a pessoa é obrigada a tirar pelo menos uma das mãos do volante.

Quando está ao celular, o motorista deixa de olhar com tanta frequência nos espelhos, adota trajetórias incorretas, ignora leis e até diminui sua capacidade de reação ao volante, como no caso de um pedestre atravessar a via de maneira surpreendente. Traduzindo: o risco de acidentes aumenta consideravelmente.

Os avisos valem, inclusive, se for para aquela ligação rápida, desculpa utilizada por vários motoristas por aí. Como até mesmo o barulho do toque pode distrair o motorista, o ideal é que os aparelhos sejam desligados assim que você entra no veículo. Se você estiver esperando alguma ligação urgente, pare o carro em um lugar adequado para aí sim atender a pessoa que está do outro lado da linha.

Ainda não se convenceu? Pois caso você seja flagrado usando celular ao volante, a multa é de R$ 85 e a perda de quatro pontos na carteira de motorista. Para não ficar com o bolso desnecessariamente desfalcado e nem arrependido de ter causado uma tragédia.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet