Discovery Sport será o primeiro Land Rover a sair da fábrica de Itatiaia (RJ).
Depois dele, o sedã XE deverá ser montado na planta brasileira.
Mesmo com a a aclamação dos consumidores brasileiros, que compraram quase 6 mil unidades em 2015, o Range Rover Evoque não será nacionalizado em um futuro próximo, segundo o diretor de expansão global, Phil Hodgkinson.
Como anunciado no Salão do Automóvel de São Paulo, o primeiro carro "brasileiro" da marca será o Discovery Sport, com previsão para sair da planta (em construção) de Itatiaia (RJ) em 2016.
O substituto do Freelander tem muitas semelhanças com o Evoque, inclusive usam a mesma plataforma, mas a novidade será a aposta para manter a liderança do segmento de SUVs de luxo.
De acordo com Hodgkinson, "o Brasil é um mercado de sedãs" e a marca vai pensar neste segmento para o 2º carro nacional, que também será um modelo novo. O maior candidato é o Jaguar XE, para brigar com BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
O executivo também admite que a Jaguar Land Rover ficou para trás na "onda" de nacionalização após o Inovar-Auto e precisou correr contra o tempo para não perder sua fatia de mercado.
A fábrica de Itatiaia terá capacidade para 24 mil carros ao ano e será a segunda da marca fora do Reino Unido - uma unidade na China começou a produzir em dezembro.
Antes de se tornar nacional, o Discovery Sport chega importado ainda neste semestre com preço estimado de R$ 179.900.
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