Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RENOVAÇÃO

Mauro Savi tem aval de Maggi para deixar PR e refundar Partido Liberal em Mato Grosso

Foto: Internet

Mauro Savi tem aval de Maggi para deixar PR e refundar Partido Liberal em Mato Grosso
Ainda magoado com a suposta ausência de apoio do PR na disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em que foi derrotado, o deputado estadual Mauro Savi (PR) vai mesmo deixar o Partido da República e provavelmente participar da refundação do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso. Ele se reuniu como ex-governador e senador Blairo Maggi (PR), na quinta-feira, 12, quando teria recebido a garantia de que não será perseguido nem sofrerá processo de cassação de mandato por infidelidade partidária, na Justiça Eleitoral.


Leia Mais: 
Mesmo negando sentimento de traição, Mauro Savi planeja sair do PR e espera garantias de não ser cassado

Mauro Savi revelou que pretende trabalhar na reorganização do Partido Liberal, que em 2007 deixou de existir, para se fundir ao Prona e dar origem ao atual PR. Ele recusou convites de mais de 10 partidos, inclusive do PTB e do PSD de José Riva, para investir na refundação do Partido Liberal.
 
A reportagem do Olhar Direto apurou que, para interlocutores privilegiados,   revelou que a preferência do deputado pelo PL se deve ao fato de que ao se filiar em um partido “novo”, ele não estaria infringindo as normas do Código Eleitoral – da fidelidade partidária – e, em sendo assim, não correria o risco de perder seu mandato.
 
“Eu tenho que pensar uma coisa: eu tenho um mandato para cumprir e não tenho como botar em risco o meu mandato. Então eu preciso esperar uma  ‘janela’ para sair”, argumentou Savi. “Eu não posso por vontade própria, ir para um partido e ficar sujeito a uma ação e perder meu mandato”, justificou ele.
 
Do ponto de vista político, ele entende que estaria ‘morto’, se continuasse no PR, mesmo sendo do grupo de Maggi. Ele confirmou que o ministro Gilberto Kassab, das Cidades, que se licenciou da presidência do PSD, está contribuindo para a refundação do PL. Em 2011, Kassab criou o PSD para abrigar descontentes do PP, PSDB e DEM.
 
“Sim, nós estamos conversamos sobre isso. Estou indo para Brasília ou São Paulo na outra semana para conversar com ele”, definiu.
 
Mauro Savi destaca que a refundação do PL teria um grande impacto no quadro político nacional e estadual, já que outra grande sigla estaria interessada na fusão.  
 
“Após a criação do PL vai haver uma fusão [com outros partidos] e talvez até com o DEM. Então são mais parlamentares. Vários vereadores e prefeitos estão me procurando para seguir esse caminho. Eu já tenho conversado com mais de 50 vereadores”, revelou Savi, que está no quarto mandato de deputado estadual.
 
“A saída do PR  é um caminho sem volta. Existem muitas coisas não iam bem no partido”, pontuou ele. Todavia, confirmou que  a ‘gota d’água para a ruptura  a falta de apoio à candidatura para a Mesa Diretora da Assembleia.
 
“O PR já vem com problemas há muito. Na própria eleição [2014], não foi coeso. E agravou mais a questão da Mesa Diretora... mas eu respeito a decisão deles, mas eles têm que respeitar a minha. Então o meu pensamento é esse, esperar a janela e depois sair do partido”, emendou Savi, que já recebeu a manifestação de apoio de mais oito prefeitos, inclusive do prefeito Dilceu Rossato (PR), de Sorriso, sua principal base eleitoral. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet