Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

reconhecimento

Marcos Coutinho e Auro Ida recebem homenagem póstuma durante comemoração dos 25 anos de A Gazeta

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Izabel Coutinho, viúva de Marcos Coutinho, recebe a homenagem ao falecido marido

Izabel Coutinho, viúva de Marcos Coutinho, recebe a homenagem ao falecido marido

Sempre relembrado por sua contribuição ao jornalismo mato-grossense, Marcos Coutinho, editor executivo in memorian do Olhar Direto, que morreu em junho de 2013, foi um dos homenageados na sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta quinta-feira (21), para marcar os 25 anos de fundação do jornal “A Gazeta”.


O antigo colunista do Olhar Direto, jornalista Auro Ida, assassinado em 2011, também foi homenageado. Ambos trabalharam por vários anos em “A Gazeta”, aonde alicerçaram as próprias carreiras para seguirem outros caminhos depois, além de terem sido peças importantes para o jornalismo do Estado. A homenagem a ambos foi entregue às respetivas viúvas de ambos.

Leia mais:
Pedro Taques endurece defesa de incentivos fiscais para estados distantes dos centros consumidores

“É como se eu estivesse de volta há alguns anos atrás, quando ele trabalhava lá. É como chegar em casa e rever muitos amigos, pessoas conhecidas de tão longa data. Ele fez parte dessa família que é A Gazeta. Ele saiu, mas sempre manteve uma ligação. São 25 anos de um jornal que vi nascer. É bom lembrar do Coutinho fazendo coisas  que o Marcos fazia com tanta paixão”, disse uma emocionada Maria Izabel De Moraes Manfrim Coutinho Barbosa, viúva de Marcos Coutinho e diretora geral do Olhar Direto.

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), autor do pedido para a sessão solene, dedicou um trecho de seu discurso aos dois jornalistas já falecidos. “In memorian, destaco com saudades de Marcos Coutinho e Auro Ida, repórteres ou editores intrépidos e com rara riqueza de apuração e texto que também escreveram a trajetória de glória do jornal A Gazeta”, discursou.

Santos destacou o estilo diferente dos dois jornalistas e como isso influenciou o jornalismo. Para ele, Ida era um especialista em bastidores, capaz de conseguir furos de reportagem totalmente inesperados. Já Coutinho, na opinião do tucano, se destacou por sua característica de gestor que o levou a ser editor e depois a tocar um veículo próprio, além da vontade de ir além. “Ele teve uma experiência internacional na Inglaterra, pela Gazeta Mercantil, e possuía um intelecto sem igual. Era capaz de ir do popular ao erudito em questão de segundos, extremamente culto”, pontuou.

Quem também citou Marcos Coutinho e Auro Ida foi o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que foi amigo de ambos. “Fui muito amigo do Auro Ida. E também do Marcos Coutinho, de quem sinto muitas saudades. Em nome deles eu cumprimento todos os jornalistas”.

Homenagem ao jornal

O dono do jornal A Gazeta, Dorileo Leal, recebeu a insígnea senador Filinto Müller, em reconhecimento aos 25 anos do veículo de comunicação que se tornou a locomitva de um grupo com rede de televisão, rádio, gráfica, instituto de pesquisa e outros produtos. Junto dele, jornalistas e fotógrafos também receberam certificados pela ajuda na construção dessa história.

Confira os homenageados:

Eduardo Ricci;
Mauro Camargo;
Claudio Castro;
Daniel Pettengil;
Oliveira Junior;
Waldemir Félix;
Andreia Fontes;
Rita Comini;
Michely Figueiredo;
Carlos Eduardo Dorileo Carvalho;
Adair Nogarol;
Fabiana Reis 
Glaucio Nogueira;
Liana Menezes;
Cleci Pavilack;
Edvaldo Carneiro;
Alfredo da Motta Menezes;
Onofre Ribeiro;
Fernando Baracat;
Margareth Botelho;
Jorge Maciel;
Romilson Dourado;
Davi Cesar;
José Roberto Amador;
Francisco Ferreira;
Benedicto Wilson do Nascimento;
Junior, o Dito Triunfo.


In Memoriam:

Lucio Tadeu;
Marcos Coutinho;
Auro Ida.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet