Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Painel vai debater desafios de um programa de compliance

No dia 20 de agosto o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) promove o painel “Os desafios da estruturação de um programa de compliance”. O evento será realizado às 19 horas, no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) – parceira na organização. A entrada é gratuita. 


O objetivo é mostrar a eficiência da gestão de programas de compliance para adequar as organizações à regulamentação da Lei Anticorrupção, além esclarecer sobre a importância do programa de integridade ser estruturado, aplicado e atualizado de acordo com as características e riscos atuais das atividades desenvolvidas. 

O painel será conduzido por especialistas que irão discutir os aspectos jurídicos e implicações da nova lei para as empresas, a política anticorrupção do Brasil e a adoção de programas e códigos de conduta pelas empresas e também pelo Poder Executivo. 

Um dos especialistas é o advogado Alexandre Guarita, atual membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que já atuou como Diretor Jurídico e de Compliance da Samsung Electronics, respondendo por toda a América Latina. Outro nome de peso a compor o painel é o doutor Gustavo Ungaro, presidente da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). 

A secretária de transparência e combate à corrupção, Adriana Vandoni, ressaltou que o GTCC, único no Brasil, tem a missão de implantar uma política de integridade no contexto da administração estadual, exercendo a função de compliance do governo. 

“Criar um ambiente de integridade e de confiança é fundamental na atração de novos investimentos. O governo vem fazendo a sua parte, mas o enfrentamento com rigor de problemas crônicos só é possível com esforço de todos. Nesse sentido, o GTCC se une à iniciativa privada para difundir o que hoje é uma determinação da Lei Anticorrupção”, completou Vandoni. 

Sobre os palestrantes: 

Alexandre Guarita - Vice-Presidente da Primeira Turma Ordinária da Segunda Câmara da Terceira Seção de Julgamento e conselheiro na Primeira Turma Ordinária da Segunda Câmara da Terceira Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Ocupou o cargo de Diretor Jurídico e de Compliance da Samsung Electronics, respondendo por toda a América Latina. Dirigiu o departamento jurídico da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Motorola e Alcatel Lucent. Estudou Economia na Universidade de São Paulo, bacharel em Direito, mestre em Filosofia do Direito, Doutor em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Gustavo Ungaro - É presidente da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI desde janeiro de 2014. Já atuou como presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo. É bacharel e mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP. Também se formou pela Escola de Governo de São Paulo, possui extensão universitária em Direito Administrativo pela Escola Paulista da Magistratura e em Controle da Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Advogado licenciado, Professor de Ensino Superior. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet