Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

triste realidade

Vítimas de moto somam 70% dos atendimentos cirúrgicos ortopédicos no PSMC

Foto: Olhar Direto

Vítimas de moto somam 70% dos atendimentos cirúrgicos ortopédicos no PSMC
Dados divulgados pela Prefeitura de Cuiabá revelam que do total de cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, 70% envolvem vítimas de  motocicletas. No primeiro semestre foram 1.317 casos de acidentados de moto atendidos. Por dia, a estimativa é de que pelo menos dez acidentes envolvendo esse veículo sejam registrados.Entre motos e motonetas, estatistica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) aponta que são mais de cem mil veículos.


Leia Mais:
Trio invade festa, faz convidados reféns e faz 'limpa' no local; uma pessoa é detida

A diretora técnica do HPSMC, Iracema Maria Queiroz, explica que  a unidade é atualmente o único hospital da região que trabalha de portas abertas para este tipo de atendimento.

“Nós atendemos uma região de aproximadamente um milhão de pessoas e recebemos aproximadamente 10 acidentados por dia, deste total cerca de 70% são causados por motos, o que nos preocupa pois são os casos mais graves”, explica a diretora.

Ainda conforme dados da Prefeitura de Cuiabá, o Hospital e Pronto-Socorro é referência em ortopedia no estado e realiza cerca de 250 cirurgias ortopédicas por mês. Deste total,  cerca de 70% foram causados por acidentes de motos.

 O médico especialista em traumatologia, o ortopedista Denian Amaral, do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, aponta que no PS cerca de 280 pacientes com fraturas pós-acidentes de moto são atendidos por mês. Ele explica que os maiores riscos em acidentes motociclísticos são os traumas cranianos, as fraturas.

 O que assusta também é a quantidade de amputações.“Por mês em torno de 4 acidentados com moto ficam com a sequela de amputação, o que pra mim é um dado alarmante, pois mostra a violência do acidente”, diz o especialista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet