Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Carros & Motos

Especialista alerta para atitudes ao volante que podem gerar acidentes

Tarefas consideradas inofensivas podem se tornar vilãs em acidentes automobilísticos, segundo Antônio Nelson da Silva, professor do Departamento de Engenharia de Transporte da USP de São Carlos (SP).


O perigo é confirmado por pesquisas. Se o motorista acender um cigarro ou procurar algo na carteira, por exemplo, perde cerca de três segundos, tempo suficiente para o carro percorrer 80 metros. Para a sintonização do rádio, são quatro segundos perdidos, ou cerca de 110 metros.

Mesmo o GPS, que deveria servir para ajudar, pode deixar os condutores mais desatentos. “No caso do GPS, tem gente que liga e desliga o aparelho em pleno movimento. Às vezes, a pessoa erra o caminho e vai ver o que aconteceu, mas o carro continua andando. Se a pessoa simplesmente olhou para a tela e voltou a olhar para a pista, o tempo é muito pequeno, mas, se for ajustá-lo, são mais segundos e em todo esse tempo o carro continua andando normalmente, como se nada tivesse acontecido”, explicou o professor.

Segundo o especialista, a maior preocupação nesses casos diz respeito à velocidade. “O carro não sabe se você está distraído ou não, então ele permanece na mesma velocidade que você estava e, se alguma coisa acontecer nesse período e você precisar reagir, só vai reagir no momento em que voltar a ter atenção no volante”.

Também é necessário evitar o uso do celular, atitude considerada como infração de trânsito. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a multa para quem dirige falando ao celular é de R$ 85, com perda de quatro pontos da Carteira Nacional de Habilitação.

“Tem que resistir às tentações de mexer em coisas de dentro do carro que desviam a atenção. Se tiver que fazer algo, encosta o carro, faz e segue viagem”, orientou Silva.

Distrações

Mas não são só os aparelhos tecnológicos que tiram a atenção. Beber um pouco de água durante o percurso  leva quatro segundos e, se o carro mantiver a velocidade, chega a percorrer 100 metros.

“Eu não sabia que dava tudo isso, realmente tem que prestar mais atenção e evitar tomar água”, disse Ariane Carrer, analista de marketing.

“Nos distraem e acabamos fazendo alguma besteira, entrando errado, fazendo uma frenagem mais brusca”, comentou Alexandre Gomiero, técnico eletricista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet