Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Brasil suspende sanções impostas ao Irã em apoio à ONU

Foto: reprodução

Brasil suspende sanções impostas ao Irã em apoio à ONU
A presidente Dilma Rousseff suspendeu as sanções que o Brasil impôs ao Irã no marco das resoluções adotadas pela ONU contra o programa nuclear dessa nação, segundo um decreto publicado nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial.


O decreto diz que as sanções adotadas pelo Brasil ficam sem efeito a partir de hoje em virtude do acordo alcançado entre o Irã, no marco das Nações Unidas, e EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, que pôs fim às tensões com essa nação.

Após esse acordo, no qual o Irã se comprometeu a suspender seus processos de enriquecimento de urânio, a própria ONU recomendou o fim das sanções aplicadas gradualmente a esse país desde 2006.

Então, o Brasil se opôs à adoção de sanções contra o Irã, mas aprovou as mesmas uma vez que foram aceitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, em "respeito" às decisões desse organismo internacional.

Com o fim das sanções, o governo brasileiro acredita que o comércio com o Irã, que chegou a cair até 30% nos últimos anos, pode triplicar na próxima meia década.

No ano passado, segundo números oficiais, a troca comercial do Brasil com o Irã chegou a US$ 1,67 bilhão, apoiada sobretudo nas exportações brasileiras de produtos agrícolas, setor que fora das sanções adotadas pela ONU.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet