Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Quase 8% dos brasileiros sofrem de diabetes, diz estudo do Ministério da Saúde

O diabetes atinge 7,4% da população adulta do Brasil. Em 2006, foram registrados 5,5%. Os dados são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) de 2015 realizado pelo Ministério da Saúde e divulgado nesta quinta-feira (7). Para realização do estudo, foram entrevistados por telefone 54 mil adultos (18 anos ou mais) que vivem nas capitais brasileiras.


Entre as cidades, o Rio de Janeiro apresentou o maior índice, com 8,8%, seguido de Porto Alegre, com 8,7% e Campo Grande, com 7,9%. Já as cidades com menor índice de doentes são São Luís (4,4%), Boa Vista (4,6%) e Macapá (4,6%) e Palmas (3,9%).

De acordo com a pesquisa, em relação aos gêneros o diabetes é mais frequente nas mulheres (7,8%) que nos homens (6,9%) e se torna mais comum com o avanço da idade.

Apesar do avanço, o número de internações devido a complicações da doença reduziu 11,5% nos últimos cinco anos. Ano passado, foram registradas 137,4 mil internações por agravos da doença no SUS (Sistema Único de Saúde), a um custo de R$ 92 milhões. 

Em 2013, foram registradas 58.017 mortes em decorrência do diabetes. Entre os fatores de risco da doença estão aumento de peso, má alimentação e sedentarismo.

Consequências na saúde

Além de morte, o diabetes pode trazer diversos problemas de saúde. Uma das complicações mais frequente é o “pé diabético”, quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve feridas. Cerca de 20% das internações deve-se a lesões nos membros inferiores. 

Segundo dados do Vigitel, 87,2% da população com diabetes utiliza medicamento para controle da doença. O SUS oferece gratuitamente tratamento como insulinas e medicamentos, reagentes e seringas.Os produtos estão disponíveis nas unidades de saúde ou na Farmácia Popular, que está presente em mais de 4.000 cidades.

Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta quarta-feira (6) mostram que cerca de 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980.

Joaquín Molina, representante da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde) no Brasil, afirmou que o diabetes está crescendo mais rápido nos países de renda média e baixa. Em 2012, a diabetes causou 1,5 milhão de mortes.

Os níveis de glicose no sangue acima do ideal causaram 2,2 milhões de mortes, ao aumentar risco de doença cardiovascular.

— Pessoas com diabetes podem ter vidas longas e saudáveis se a sua doença for detectada e bem controlada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet