Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Quase 30% dos jovens brasileiros consome doce em excesso, diz pesquisa

Quase 8% da população brasileira sofre de diabetes, segundo dados do Ministério da Saúde


Estudo divulgado hoje (7) pelo Ministério da Saúde indica que um em cada cinco brasileiros consome doce em excesso — cinco vezes ou mais na semana. O índice é ainda maior entre os jovens: 28,5% da população entre 18 e 24 anos têm alimentação com muito açúcar. Nessa mesma faixa etária, 30% também costuma beber refrigerantes diariamente.

Os dados fazem parte da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e foram divulgados em razão do Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta quinta-feira (7). O estudo monitora fatores de risco para doenças crônicas, atualmente responsáveis por 72% das mortes no país. Foram entrevistados por telefone 54 mil adultos que vivem nas capitais brasileiras.

Segundo a pesquisa, o diabetes atinge 7,4% da população adulta do Brasil. Em 2006, foram registrados 5,5%. Entre as cidades, o Rio de Janeiro apresentou o maior índice, com 8,8%, seguido de Porto Alegre, com 8,7% e Campo Grande, com 7,9%. Já as cidades com menor índice de doentes são São Luís (4,4%), Boa Vista (4,6%) e Macapá (4,6%) e Palmas (3,9%).

De acordo com a pesquisa, em relação aos gêneros o diabetes é mais frequente nas mulheres (7,8%) que nos homens (6,9%) e se torna mais comum com o avanço da idade.

Apesar do avanço, o número de internações devido a complicações da doença reduziu 11,5% nos últimos cinco anos. Ano passado, foram registradas 137,4 mil internações por agravos da doença no SUS (Sistema Único de Saúde), a um custo de R$ 92 milhões.

Em 2013, foram registradas 58.017 mortes em decorrência do diabetes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet