Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Fã de Senna, pernambucano pinta bike com cores de McLaren do ídolo

Foto: Divulgação

Fã de Senna, pernambucano pinta bike com cores de McLaren do ídolo
O que fazer para ficar mais perto de um ídolo se este já não estiver mais entre nós? O jornalista pernambucano Agnelo Câmara, de 26 anos, teve uma ideia: pintar sua bicicleta com as cores usadas pela McLaren da época em que Ayrton Senna brilhava nas pistas ao redor do mundo. Mas a cereja do bolo ficou por conta do capacete que, naturalmente, foi feito inspirado no casco que acompanhou o tricampeão durante toda sua carreira. E a bela homenagem ganhou reconhecimento mundial, ao ser compartilhada pela McLaren nas redes sociais.


- Senna é uma das grandes inspirações da minha vida. Minha bicicleta já pedia uma revitalização na pintura, que já estava bem gasta. Na época, eu estava pensando em pintar uma das paredes do meu quarto com imagens que simbolizassem minhas preferências e admirações. Senna, obviamente, estaria eternizado no projeto. Entretanto, não pude pintar a parede (não lembro bem o motivo). Então, a oportunidade de homenageá-lo em uma atividade que envolvesse velocidade, como é o caso do ciclismo, caiu muito bem.

A pintura, tanto da bike quanto do capacete, ficou a cargo de um amigo de Agnelo, Luciano Arruda, artista que mora em Camaragibe, município que pertence à Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco.
 
- Eu fiz o projeto da bicicleta com a ajuda de um amigo meu que é designer. A pintura da bike saiu por R$ 300,00. O capacete, R$ 100,00, tudo feito pelo mesmo pintor, Luciano Arruda, que mora em Camaragibe - explicou Agnelo.

A "BikeLaren" de Agnelo tem feito sucesso nas ruas pernambucanas:

- Tem chamado muita atenção. Muita gente pergunta se eu já comprei a bicicleta com a pintura personalizada, onde a comprei, quem a pintou... Relembram do Ayrton com admiração e nostalgia. Algumas pessoas já tiraram fotos também.  

Quando Senna morreu, em 1º de maio de 1994, Agnelo tinha apenas seis anos. Mesmo assim, os feitos e lições deixados pelo tricampeão ficaram para sempre na memória do ciclista: 

- Embora eu fosse apenas uma criança quando ele esteve no auge, eu já acompanhava todas as corridas dele. À medida que cresci, percebi o quão grande é o legado dele e o quanto isso me influencia. A dedicação, a disciplina, a necessidade de vencer limites... São mantras em minha vida. Uma situação que ilustra bem o quanto Senna é presente em minha vida foi quando consegui a aprovação em um concurso público, em 2013. Como eu trabalhava três expedientes, só podia estudar à noite. E, às vezes, fraquejava pelo cansaço.

Como forma de motivação, eu assistia no youtube à primeira vitória dele em Interlagos, em 1991. Não existe, para mim, prova maior de foco e busca pelo sucesso quanto aquela corrida. E se ele venceu todas aquelas dificuldades, por que eu também não poderia? Aquilo era sempre um gás extra para persistir nos estudos. Felizmente, tudo deu certo ao final.

A identificação com Senna e a McLaren foi tão forte, que até hoje Agnelo torce para a equipe inglesa, ainda mais agora que o time retomou a lendária parceria com a Honda, eternizada pelos títulos do tricampeão.

- Soa até meio estranho, mas, às vezes, eu acho que a minha torcida pelo sucesso da McLaren, especialmente agora que a Honda está com a equipe, fica maior do que pelos brasileiros. Creio que o sentimento de nostalgia daqueles tempos de McLaren e Senna ainda fica evidente. Mas vejo 2016 como uma temporada interessante, com a franca evolução da Ferrari (e até da própria McLaren) para fazer frente à Mercedes. 

Atualmente, porém, a parceria McLaren-Honda está longe dos gloriosos tempos de Senna. Com a montadora japonesa enfrentando dificuldades para desenvolver o complexo motor V6 turbo vigente na F1, a escuderia inglesa tem andando do meio para o fim do grid desde o ano passado. Mesmo contando com uma dupla consagrada de campeões mundiais, como Fernando Alonso e Jenson Button, o time tem apenas um ponto em 2016, conquistado justamente por Stoffel Vandoorne, reserva que substituiu o espanhol, lesionado, no GP do Bahrein.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet