Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

GARGALO DA LOGÍSTICA

Taques está otimista em abrir portos do Chile para produtos de MT atingirem Pacífico

Foto: José Luiz Medeiros / GCom-MT

Taques está otimista em abrir portos do Chile para produtos de MT atingirem Pacífico
O Porto Internacional de Iquique, no Oeste do Chile, é visto como uma das alternativas reais para o escoamento da produção de Mato Grosso por um caminho mais curto e a preços competitivos. A projeção partiu do governador José Pedro Taques (PSDB) ao checar com a Caravana da Integração até o Porto de Iquique.

 
De objetivo, também, o fato de a cidade chilena pleiteia ser uma das principais alternativas para o escoamento da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico até mercados internacionais.

Leia Mais:
 - Mato Grosso 'conversará' com União para viabilizar relação comercial com países andinos
 
- Além da saída para escoar produção, Taques quer pavimentação de rodovia boliviana para valorizar as pessoas

“Nós viemos de carro de Cuiabá para conhecermos o porto de Iquique, uma vez que Mato Grosso é o estado brasileiro que mais produz e apresentamos o que temos feito para melhorarmos nossas relações com países vizinhos”, argumentou Pedro Taques, ao lado vice-governador Carlos Fávaro (PSD) e autoridades chilenas.
 
O porto tem capacidade de descarregar por hora até 20 containers (cada um com 40 toneladas), interligando até 15 linhas de navios. A unidade acolheria os produtos que seriam transportados por estradas pavimentadas, saindo de Cáceres, atravessando praticamente toda a Bolívia, passando inclusive pela sinuosa Cordilheira dos Andes.
 
Na visita técnica o governador, os secretários de Estado e os representantes do setor produtivo tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas sobre o funcionamento do principal porto da cidade chilena.
 
O prefeito da cidade, Jorge Quiroga, explicou aos participantes que o porto da cidade tem a possibilidade de receber os maiores navios de carga do mundo. “Neste porto há possibilidade de receber os maiores navios do mundo, tem uma dos maiores profundidades para receber embarcações. Agora, trabalhamos para comprar um guindaste ainda maior para potencializar nossos portos”, disse.
 
Segundo ele, para potencializar os investimentos no porto, a prefeitura está fazendo concessão à iniciativa privada. “Esperamos um investimento de US$ 40 milhões, por uma concessão de 30 anos”, comentou o prefeito.
 
Para utilização deste porto por Mato Grosso, o Governo do Estado já tomou uma série de ações. O governador Pedro Taques explicou que vai articular junto ao governo brasileiro o estreitamento das relações internacionais com a Bolívia para a pavimentação de 315 km entre Santa Cruz de La Sierra e San Matias, cidade boliviana que faz fronteira com Cáceres, onde estará localizada a ZPE. Além disso, existe a possibilidade de construção de uma parceria entre a ZPE de Cáceres e a Zona Franca de Iquique.
 
“Assim como a rodovia é uma peça fundamental para acessarmos o mercado Andino de países como Bolívia, Chile e Peru, a ZPE de Cáceres também é importante para a estruturação desta plataforma de acesso ao Oceano Pacífico com a agregação de valor a produtos primários, fazendo a industrialização para que o frete de transporte suporte o custo de se atravessar os Andes”, explicou o secretário da Sedec, Seneri Paludo.
 
“Esta viagem foi importante para conhecermos grandes oportunidades comerciais entre o Brasil e os países andinos. O nosso governador Pedro Taques vai atuar junto ao governo federal para aprimoramos estas relações”, completou o vice-governador Carlos Fávaro.
 
Maior Zona Franca
 
Após a visita técnica ao porto de Iquique, foi apresentada a Zona Franca da cidade (Zofra). Taques conheceu como funciona e o volume de recursos que passa por ali. A ideia, segundo o governador, é de que os produtos industrializados possam sair da ZPE para ser comercializado na Zofra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet