Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Enfim

Casas na ‘Ilha da Banana’ começam a ser demolidas dois anos após a Copa

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Casas na ‘Ilha da Banana’ começam a ser demolidas dois anos após a Copa
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) autorizou em março deste ano a demolição de 15 imóveis da ‘Ilha da Banana’ (Largo do Rosário), situada entre o Morro da Luz e a Igreja do Rosário, no Centro de Cuiabá. O trecho faz parte da obra do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Com isto, a Prefeitura de Cuiabá iniciará este mês (junho) a retirada das residências.


Leia mais:
Deputado promete entrar na Justiça para retomada de obras do VLT
 
A autorização foi emitida pelo órgão federal em março, após reunião entre o Estado e o Instituto. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Cidades (Secid), todas as ações na região estão sendo discutidas entre o município e a pasta. Ao todo, serão quinzes imóveis demolidos.
 
Deste total, cinco ainda estão ocupados, mas com processo de desapropriação em andamento. A data para o início das demolições não foi marcada ainda. Depois da derrubada dos imóveis, o local passará por um projeto de paisagismo, que está sendo elaborado pela Secid.
 
Vale lembrar que a ‘Ilha da Banana’ está situada no trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Etapa 2 Centro-Coxipó. O projeto deveria ter sido finalizado antes da Copa do Mundo de 2014, que teve início em junho. Porém, as obras do novo modal seguem judicializadas e ainda sem previsão de quando – ou se – serão retomadas. Até o momento, foram pagos mais de R$ 1 bilhão ao Consórcio VLT.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet