Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

BUSCA DA MELHOR SAÍDA

Marrafon anuncia concurso na Seduc e apela para que professores encerrem greve e continuem diálogo

Foto: Maria Anffe / GCom-MT

Marrafon anuncia concurso na Seduc e apela para que professores encerrem greve e continuem diálogo
Em um formato de diálogo que tem se repetido há meses, o novo secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Aurélio Marrafon, dirigiu um apelo para que os professores encerrem a greve  e voltem às salas de aula. Ele anunciou também que a Seduc vai realizar concurso público para a carreira dos profissionais da educação básica, com o cronograma obedecendo o número de vagas e critérios de seleção – tudo definido em 30 dias.


Leia Mais:
 Secretário promete calendário de concursos e pede voto de confiança para que professores encerrem greve

Obedecendo ao compromisso firmado com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) em várias rodadas de negociação, Marco Marrafon anunciou que o lançamento do edital está previsto para dezembro deste ano e a realização das provas em fevereiro de 2017.
 
O titular da Seduc observou que é preciso respeitar as tramitações legais que o processo exige, entre elas os pareceres dos setores envolvidos, comissão do concurso e a escolha da empresa realizadora. “Mas já estabelecemos as datas com o compromisso de homologar o concurso em abril do ano que vem e publicar a nomeação em maio para início das atividades no segundo semestre de 2017”, ponderou ele, para a reportagem do Olhar Direto.
 
A decisão foi encaminhada à direção do Sintep em Mato Grosso na manhã desta quinta-feira (7). Dessa forma, o Estado atende mais uma reivindicação que tem sido um dos motivos para manutenção da greve que atinge a educação há mais de 30 dias.
 
Sobre a Política de Dobra do Poder de Compra dos profissionais da Educação, a Seduc informa no ofício que reconhece a importância dos professores e demais profissionais da educação para a sociedade e o caráter prioritário da Educação no Planejamento Estratégico do Estado. “Sendo assim, o Governo do Estado e a Seduc envidarão os esforços para manter a política”, frisa o secretário.
 
Para isso, já determinou a constituição de uma equipe interinstitucional com Seduc, Sintep, Conselho Estadual de Educação, Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretarias de Gestão (Seges) e de Planejamento (Seplan), Ministério Público (MP/MT) para a realização de um estudo orçamentário e financeiro, a fim de garantir a política de dobra do poder de compra dos profissionais da educação.
 
Parceria Público-Privada
 
A Seduc também fará publicação de decisão administrativa de modelagem no projeto das Parcerias Público-Privadas (PPPs) com adequações no escopo e nos serviços relativos ao projeto. Os entendimentos nesse sentido também foram alinhados na manhã de quarta-feira (06.07) com os estudantes e o secretário Marrafon.
 
O assunto também tem sido um impasse para o fim da greve, tanto pelo Sintep quanto pelos estudantes por meio da Associação Mato-grossense de Estudantes Secundaristas (AME). “Havendo deliberação pelo fim do movimento grevista, a Secretaria fará a publicação de decisão administrativa de modelagem no projeto das PPPs. Entre elas, a construção de até 50 novas escolas, retirando da proposta o quesito reforma, ampliação e operacionalização”, pontuou Marrafon.
 
De acordo com os documentos, todos os serviços relativos à estrutura e equipamentos da unidade escolar e à manutenção predial, custeio das despesas de água, energia, telefone, gás, taxas e tributos (imóvel e serviços), internet (wireless) e os investimentos de mobiliário e equipamentos, serviços de conservação e manutenção predial geral, incluindo os ciclos periódicos de pintura, entre outros, farão parte do projeto.
 
Os serviços não-pedagógicos foram suspensos e deverão ser encaminhados às conferências para que a Comunidade Escolar opine sobre as decisões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet