Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Dias 8 e 15

Com postos fixo de vacinação pelos bairros, Cuiabá deverá imunizar mais de 70 mil animais contra raiva

Foto: Reprodução

Com postos fixo de vacinação pelos bairros, Cuiabá deverá imunizar mais de 70 mil animais contra raiva
Com 50 postos fixos espalhados pela cidade, Cuiabá realiza nos próximos sábados, dias 8 e 15 de outubro, a campanha antirrábica com vacinação de cães e gatos.  Os bichos também serão atendidos de 08h às 17h no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que  funcionará normalmente.  Devem ser imunizados animais a partir de quatro meses de vida, prenhes ou que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, e a dose é 1 ml, aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie.


Leia mais:
Cão vira-latas é queimado com pano e óleo diesel; autor de crueldade é procurado

A meta para a capital é vacinar 61.268 cães e 13.678 gatos, totalizando 74.946 animais. Esse número é calculado a partir de diretrizes estabelecidas pelo  Ministério da Saúde segundo o qual a população de cães pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana de cada município. Segundo o IBGE a população humana estimada do município de Cuiabá em 2016, foi de 580. 489 habitantes.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho, explica que a estratégia de vacinação adotada pela Vigilância em Saúde, busca melhorar a cobertura vacinal contra a raiva animal através de barreira imunológica de cães e gatos. Nesse sentido, o órgão realiza ao longo do ano várias ações  e parcerias com organizações não governamentais.

“Por meio dessas parcerias oferecemos o serviço de vacinação gratuita para os animais acima de 4 meses  de idade nos bairros onde essas organizações não governamentais mantém um cronograma de ações sociais junto às comunidades”.

No período da campanha de vacinação são montados posto fixos de vacinação, que devem ser procurados pela população para vacinar seus animais. Esses locais serão supervisionados por profissionais de saúde de nível superior que terão a responsabilidade de planejar e viabilizar a distribuição das vacinas nos bairros, esclarecer dúvidas da população sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificar as ações preventivas e educativas referentes à raiva.

“É imprescindível a participação da população no intuito de prevenir a doença nos seus animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos”, ressaltou Alessandra Carvalho.

Para facilitar o acesso da população, a Coordenadoria do CCZ distribuiu os postos fixos nas quatro regionais de Cuiabá. Assim, no primeiro sábado (08/10) será feita a vacinação nas Regionais Sul e Leste, e no segundo (15/10), nas Regionais Norte e Oeste.

 “A cada sábado estarão funcionando 50 postos de vacinação. Neles estarão  os servidores da Vigilância em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde prontos para atender a população”, explicou a coordenadora.
De acordo com a Prefeitura, todos os servidores que vão trabalhar na campanha estão  participando de capacitações para atualizarem seus conhecimentos , ministradas pelos médicos veterinários .

É importante saber

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana.

Segundo os técnicos, atualmente, os morcegos representam um problema sério de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros - um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.

Para que a população possa tirar dúvidas em relação a Campanha de Vacinação Antirrábica, a Vigilância em Saúde disponibilizou o número,  3617-1680.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet