Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Prova neste FDS

Mato Grosso é o segundo estado do Centro-Oeste com menos inscritos no Enem 2016

Foto: Reprodução

Mato Grosso é o segundo estado do Centro-Oeste com menos inscritos no Enem 2016
O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e com ele a ansiedade dos mais de 8 milhões de candidatos inscritos em todo o Brasil. Na prova agendada para os dias 05 e 06 de novembro, 163.181 candidatos farão o certame em território mato-grossense. Na região Centro-Oeste, o Estado perdeu em número de candidatos para o Distrito Federal e está à frente apenas de Mato Grosso do Sul. Candidatos devem ficar atentos ao horário de realização da prova. Ops portões se fecham às 13h em horário de Brasília.


Leia mais:
Estudantes da UFMT criam curso intensivo para preparar alunos de escolas públicas para o Enem

No Brasil, 8.627.195 candidatos fazem a prova em busca de uma vaga em mais de 100 instituições de ensino superior público ou de bolsas de estudos no ensino particular, via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). Em 2015, os candidatos em todo o país somaram 7.746.057.

Com o processo unificado desde 2010, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior do país, com o número de candidatos crescendo a cada ano. Em Mato Grosso, o exame trouxe mais chances de alcance aos candidatos, visto que a barreira do deslocamento foi superada.

Apesar disso, os números de candidatos de Mato Grosso ainda figuram entre os mais baixos do país. Dos 27 estados brasileiros ele é o 19º em número de inscritos, perdendo em sua região para Goiás e Distrito Federal. São Paulo é o grande líder, com mais de 1 milhão de candidatos.

Estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio podem participar do processo como trainee, mas apenas aqueles que concluíram o 3º ano estarão aptos para concorrer a uma das vagas nas instituições de ensino superior. O exame também é utilizado para aqueles que possuem mais de 18 anos e ainda não concluíram o ensino médio como atestado de conclusão, estes devem atingir pontuação mínima de 450 em cada área de conhecimento da prova de múltipla escolha e 500 na redação.

O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado (05) e cinco horas e meia no domingo (06). A realização do Enem é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).Mais informações sobre o exame, dúvidas e procedimentos adotados na hora do exame pelo site AQUI ou pelo telefone 0800 616161.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet