Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Educação

SEM CONSENSO

Inep cancela provas do Enem no IFMT de Rondonópolis por ocupação, mas direção da escola garante exame

Inep cancela provas do Enem no IFMT de Rondonópolis por ocupação, mas direção da escola garante exame
Os estudantes que iriam realizar a prova do Enem no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis ainda não sabem ao certo se a prova vai ser ou não vai ser aplicada na unidade. Isto porque o Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (01) que escolas que não fossem desocupadas até o dia 31 de outubro não receberiam as provas.


Leia também:
Mato Grosso é o segundo estado do Centro-Oeste com menos inscritos no Enem 2016

Em contrapartida, a direção da escola divulgou nota em rede social afirmando que a unidade será desocupada até a próxima quinta-feira (03) para que a prova seja aplicada. O IFMT de Rondonópolis está ocupado desde o dia 21 por alunos que se dizem contrários a aprovação de um reforma no Ensino Médio pelo governo do presidente Michel Temer.

Segundo a direção da escola, os alunos que estão ocupando o prédio se comprometeram a sair para que o IFMT seja preparado para receber os vestibulandos. Entretanto, uma lista divulgada pelo Inep nesta terça inclui a unidade como a única escola de Mato Grosso que não receberá o Enem.

Se a mudança for confirmada, os estudantes que iriam realizar a prova nos dias 5 e 6 deste mês (sábado e domingo) deverão prestar o vestibular somente em dezembro, nos dias 3 e 4 daquele mês. Procurada pela reportagem do Olhar Direto a direção do campus de Rondonópolis não atendeu as ligações para confirmar se a prova será ou não realizada no local. 

Ocupações

As ocupações no Campus do IFMT em Rondonópolis começaram no dia 21 deste mês. O motivo do protesto organizado pelos estudantes é a proposta de reforma do ensino médio aprovada pelo Governo Temer via medida provisória.

Segundo os secundaristas, a proposta precariza o ensino e tornando-o meramente técnico. Os alunos também criticam a forma como a medida foi aprovada, sem consulta a sociedade. A União Nacional dos Estudantes (UNE) tem acusado o Ministério da Educação (MEC) de jogar a sociedade contra as ocupações. Segundo os secundaristas, o MEC não tem negociado com os manifestantes para a realizar as desocupações. Em caso semelhante, os Tribuanais Regionais Eleitorais aceitaram negociar e as eleições foram realizadas normalmente nas escolas que estavam sendo ocupadas. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet