Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

Soluções inovadoras são premiadas na Olimpíada do Conhecimento

Soluções inovadoras e sustentáveis em diversas áreas foram premiadas ontem (13) no encerramento da 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Brasília na última semana. O torneio de educação profissional promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) reuniu 1,2 mil competidores e recebeu mais de 118 mil visitantes em quatro dias de evento.


Foram sete desafios por equipes. Na área de construção e edificações, a equipe do Distrito Federal, que levou o primeiro lugar, teve três dias para construir uma residência popular com baixos custo e impacto ambiental. A casa-contêiner de 12 metros quadrados é abastecida com energia solar e por um sistema de coleta de água de chuva. Os móveis foram produzidos com madeira reaproveitada e caixas de suco.

As outras áreas premiadas foram tecnologias de manufaturas e engenharias; transporte e logística; engenharias agrícola e pecuária; moda e criatividade; serviços; e tecnologias da informação e da comunicação.

Em serviços, o desafio foi preparar uma festa saudável, com os ingredientes disponíveis, e um cardápio diferenciado para diabéticos, intolerantes a glúten e a lactose. O primeiro lugar ficou com a equipe de Alagoas, que usou biomassa de banana verde, que tem alto teor de vitamina e proteína, e batata doce para preparar a massa de coxinha.

A lista de vencedores e seus projetos está disponível na página da Confederação Nacional da Indústria na internet.

Além dos desafios propostos às equipes, os estudantes participaram de outros eventos paralelos, como os desafios individuais, o Festival Sesi de Robótica e a disputa de projetos inovadores. A olimpíada é realizada a cada dois anos, em diferentes cidades do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet