Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PACTO COM TEMER

Medidas de congelamento de salários devem ser formatadas ainda nesta semana, diz Taques

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Pedro Taques (PSDB)

Pedro Taques (PSDB)

O governador Pedro Taques (PSDB) informou nesta quarta-feira (23) que o congelamento dos salários dos servidores será completamente “formatado”, em Brasília (DF), após reunião dos secretários de fazenda dos estados com o ministro da fazenda, Henrique Meirelles.


Leia Mais:
MT firma pacto para corte de gastos com União; acordo veta criação de novos cargos e aumentos


“Os governadores conversaram ontem com o ministro da fazenda e hoje os secretários e representantes dos estados estão em Brasília formatando essas medidas e nós anunciaremos primeiro aos poderes e aos servidores públicos”, falou o governador.

Na última terça-feira, em reunião com o presidente Michel Temer em Brasília, Taques e os demais governadores aprovaram um pacto com o governo federal para o equilíbrio das contas públicas. Entre outras medidas a serem tomadas, os estados deverão congelar os salários dos servidores por dois anos para terem acessos a novos empréstimos junto a União.

A medida afeta diretamente o funcionalismo público mato-grossense já que os servidores poderão não receber mais o Reajuste Geral Anual (RGA) dos salários, que é a reposição da inflação. O não pagamento do RGA foi motivo de mobilização por parte dos servidores este ano, que fizeram uma greve geral de cerca de 30 dias.

Pacto com Temer

Além de congelar os salários, o pacto entre os estados e a União também prevê que os governadores manifestem apoio à PEC 55, que determina o congelamento dos gastos públicos durante 20 anos. Taques também terá de reduzir em 20%, em relação ao ano passado, as despesas com cargos comissionados e outras gratificações.

Além disso, os governadores devem elaborar uma reforma da previdência estadual para cada administração nos mesmos termos da proposta prevista para o INSS. Outra medida austeraé a de que os gestores terão de  apoiar projeto de lei que regulamenta o teto regulatório do serviço publico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet