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Quinta-feira, 25 de abril de 2024

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Usuários reclamam de demora para atendimentos e falta de opções de pagamento do Uber

Foto: Reprodução

Usuários reclamam de demora para atendimentos e falta de opções de pagamento do Uber
A plataforma Uber, que deu início aos serviços no dia 25 de novembro sob grande expectativa dos usuários, tem causado frustração entre passageiros.  A falta de condutores e a exclusividade do cartão de crédito na hora do pagamento são as principais reclamações dos cuiabanos, que alegam ter dificuldades para acionar os motoristas. Sem previsão para a liberação do pagamento em dinheiro na cidade, a empresa explica que o tempo médio de espera no país, onde circulam mais de 50 mil colaboradores, é de cinco minutos.


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A empresa explica que não existe um cálculo relativo a proporção de motoristas e passageiros, uma vez que os números considerados para a análise dizem respeito a  média de tempo de espera dos usuários. Como o serviço é recente e ainda passa por adaptações na cidade, o levantamento é inexistente. Também não foram divulgados quantos condutores atuam na cidade. A orientação é que, diante de qualquer problema, os usuários procurem por ajuda por meio do aplicativo, que oferece um espaço próprio para estas questões.
 
Queixas de motoristas insatisfeitos com o valor das corridas também foram apontadas como um dos fatores responsáveis por uma possíveis desistências dos condutores. Em nota, a empresa reforçou que a tecnologia permite que motoristas parceiros realizem mais viagens por hora e fiquem menos tempo rodando entre uma viagem e outra. Esses fatores combinados proporcionam aumento dos rendimentos de parceiros.
 
Além disso, a Uber elenca algumas iniciativas adotadas para os ganhos sejam maximizados. Dentre elas está o programa Momentum, que consiste em parcerias com empresas que oferecem desconto aos motoristas parceiros em diversos itens, como seguros, manutenção do veículo e combustíveis. Além disso, no próprio aplicativo e em tempo real, os motoristas parceiros têm acesso às regiões com alta demanda.
 
Ao Olhar Direto, o motorista que identificou-se apenas Gonçalo, conta que muitas pessoas tem tentado aderir ao serviço, mas aguardam a liberação da autorização fornecida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para transportar passageiros. Outros ainda enfrentam dificuldades com o seguro dos carros. De acordo com ele, a maioria dos colegas tem elogiado a plataforma, buscando investir para continuar atendendo a corridas por meio dela. Depois de 25 anos trabalhando como motorista de ônibus inter-estaduais, ele considera a possibilidade como uma “benção”.
 
A empresa reforça que os perfis dos parceiros que utilizam a plataforma da Uber para gerar renda são muito distintos e que eles são totalmente autônomos e livres para exercer suas atividades da forma como melhor lhes convém. “Alguns escolhem trabalhar apenas em alguns dias da semana, outros por algum por períodos específicos para pagar algum curso ou até mesmo gerar renda extra. Ao permitir diversas opções para os motoristas, acreditamos que tornamos o sistema mais eficiente, já que eles têm o poder de tomar uma decisão que funcione melhor para seu estilo de vida.”
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