Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

PACTO COM TEMER

Taques enviará proposta que impõe teto nos gastos públicos ainda este ano à Assembleia Legislativa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques enviará proposta que impõe teto nos gastos públicos ainda este ano à Assembleia Legislativa
O governador Pedro Taques (PSDB) informou que deve enviar à Assembleia Legislativa (AL), ainda este ano, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para colocar um teto os gastos públicos. O projeto será semelhante à PEC 55 que tramita atualmente no Senado. A medida é uma contrapartida ao recebimento de R$ 100 milhões que é parte do valor da multa da repatriação e que deverá ser pago até o dia 20 dezembro pela União


Leia mais:
Medidas de congelamento de salários devem ser formatadas ainda nesta semana, diz Taques


De acordo com Taques, o envio da proposta do teto também servirá para cumprir um acordo com o governo Michel Temer (PMDB) em que os estados se comprometeram a adotar medidas de arrocho financeiro semelhantes àquela que foi enviada pelo presidente ao Congresso. Em troca, os governadores terão acesso a mais operações de crédito. 

“Precisamos limitar os gastos públicos, limitar o crescimento da máquina pública e isso todos os governadores farão apresentando uma proposta de emenda a constituição às assembleias legislativas. O compromisso é de que seja apresentado este ano ainda”, falou Taques.

Pacto com Temer

No dia 22 de novembro, Taques e demais governadores se reuniram com Temer para discutir o acordo. Na ocasião, o governador adiantou que a proposta seria finalizada pelos secretários de fazenda dos estados e pelo ministro da fazenda, Henrique Meirelles.

O projeto, em sua versão estadual, deve ser encaminhado a Assembleia Lelgislativa de Mato Grosso (ALMT) ainda em 2016. A ideia é permitir que com o envio da proposta, o governo possa ter acesso a recursos como o da repatriação, que foi depositado em juízo no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A proposta será protocolada ainda este ano porque as novas operações de crédito que se iniciam em janeiro do ano que vem só receberão o aval da União Federal depois que os estados tiverem protocolado isso nas assembleias”, comentou Pedro Taques.  

Entre os empréstimos que o governo estadual pretende captar estão os R$ 720 milhões já aprovados pelo Banco do Brasil para construção de pontes de concreto e recuperação de rodovias. O banco ofertou o financiamento para Mato Grosso ainda no governo Silval Barbosa (PMDB), porém, nem o ex-governador nem o atual conseguiram o aval da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para essa dívida, em função de a União estar barrando novos empréstimos para os estados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet