Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

TVCA

Neta de idosa "atropelada" na Corrida de Reis reclama da organização do evento; mulher ficou em corredor de hospital

10 Jan 2017 - 10:34

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Oscar Junior

Evangelina Dias no Pronto-Socorro

Evangelina Dias no Pronto-Socorro

“Desde que minha avó entrou no Pronto-Socorro de Várzea Grande (na manhã de domingo - 08) até às 16h30 desta segunda-feira (09), ela esteve no corredor. Primeiro, sentada em um banco, depois em uma maca”, este foi o prêmio obtido pela corredora Evangelina Dias, de 65 anos, que sofreu grave acidente durante a 33ª edição da Corrida de Reis. Quem conta a realidade social que abateu sobre a esportista é sua neta, Simone Dias, que conversou com Olhar Direto. Ela aproveitou para agradecer o carinho de amigos e populares e criticar a organização do evento.


Leia mais:
Idosa 'atropelada' na Corrida de Reis consegue transferência para Hospital Metropolitano;Veja

Evangelina Dias decidiu, como em todas as edições, participar da Corrida de Reis, que aconteceu no último domingo (08). Com 65 anos e garra de esportista, disparou no pelotão de idosos, que parte antes dos demais participantes. Por volta do quilometro 05, já em frente ao Colégio Salesiano São Gonçalo, no bairro do Porto, foi alcançada pelo pelotão masculino de profissionais, que incluía participantes de outros Estados e da África. Um deles esbarrou nela, conforme demonstram as imagens (veja vídeo) fazendo-a cair, atingindo o rosto no meio fio. Ela fraturou a clavícula e quebrou parte dos dentes frontais.

A corredora foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presente no local e encaminhada para o PSM de Várzea Grande. Lá aguardou até à tarde de ontem (09) por uma transferência para o Hospital Metropolitano, onde deverá se submeter à cirurgia. Ela também apresentava ferimentos e hematomas no rosto e na boca, além de reclamar de dores no joelho esquerdo. A paciente teve o ombro imobilizado e recebeu medicação para controlar a dor. 

“Ela teve que submeter a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), para fazer a cirurgia no ombro fraturado”, lamenta Simone Dias, sua neta, 30, atendente em um comércio de Várzea Grande. Ao Olhar Direto ela revelou a humilhação à que se submeteu a corredora. “Ela irá operar pelo SUS graças à ajuda dos diversos amigos que se mobilizaram neste momento tão difícil. O meu avô é idoso, tem mais de 70 anos e cuida do filho deficiente e o bisneto, a minha mãe mora em Minas Gerais. E minha avó neste momento depende de mim”.

Sobre os corredores que a derrubaram, a neta decide não fazer coro com quem crê que a derrubaram por maldade. “Se ela foi derrubada proposital ou involuntariamente, para nós familiares é irrelevante. O mais importante seria o acompanhamento e a recuperação dela”, diz. 

A neta confirma que a organização do evento chegou a procurar a participante para informar seus direitos, mas nada além disto. “Neste intervalo ela teve a visita dos colaboradores da TV (Centro América) que vieram informá-la que ela tinha direito de um seguro de R$ 1 mil. Foram embora e não acompanharam quando ela seria atendida, por quem, ou como...”, diz Simone. 

"Ontem cedo (09) fui lá (na TV Centro América) conversar com eles. Só disseram que teria esse seguro, mas nada ainda. Eles falaram que foram eles que conseguiram a transferência". Mas a jovem nega. “Minha avó foi transferida graças à ajuda de Oscar Junior, Elaine de Paula Vieira e Osmar, amigos que a acompanharam a todo o momento no hospital, até à prefeita Lucimar Campos, que enviou a guarda municipal para nos ajudar no que fosse preciso”, agradece a neta.

Para Simone, fica a lição: saber com quem contar nas horas de dificuldade. “Muito obrigada por tudo que vocês vem fazendo à minha avó. Pelo esforço que estão tendo para me ajudar. São muitos que estão enviando mensagens, eu agradeço isso. Ela está muito feliz por ter pessoas que se preocupam com ela, amigos e até mesmo pessoas que não a conhecem. Isso dá forças a ela pra superar. Minha avó é uma guerreira”, diz Simone, enquanto mostrava uma foto das medalhas e dos troféus que Evangelina Dias já recebeu.

O outro lado:

Ao Olhar Direto, a Coordenadora do Departamento de marketing da TV Centro América, Alessandra Oliveira, informou que o regulamento da Corrida de Reis prevê um seguro para o participante do evento. “A TV está mantendo contato com a família e fazendo de tudo para que ela se recupere logo, estamos acompanhando de perto”, declara. Questionada sobre detalhes do pagamento do seguro, não soube informar. 

Veja o momento do acidente: 
 
Amigos fizeram registro de sua passagem no Pronto-Socorro:
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet