Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DIFERENTE DO QUE ESTÁ AÍ

Contra o gigantismo do Estado e em favor da livre iniciativa, Partido Novo é criado

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Comisão Organizadora do Partido Novo em Mato Grosso: Edegar Belz, Anderson Iglésias e Paulo H. Grando

Comisão Organizadora do Partido Novo em Mato Grosso: Edegar Belz, Anderson Iglésias e Paulo H. Grando

Contrário ao Estado ‘gigante’,  e favorável à redução do número de servidores públicos  e também à liberdade de mercado, com auto-regulação, o recém-criado Partido Novo chega falando grosso. A  proposta é de retirar do Estado a prestação dos serviços em que se mostra incompetente e passar a comprar os mesmos serviços da iniciativa privada, com livre concorrência – a conhecida lei da oferta e da procura.

 
“É o único que defende a descentralização do poder. O consumidor é o melhor regulador das qualidades dos serviços prestados. E, lógico: se diminuir os servidores públicos, sem dúvida, vai aumentar o número de funcionários na iniciativa privada”, argumentou o profissional liberal Edegar Belz, um dos membros da Comissão Organizadora do Partido Novo em Mato Grosso.
 
Leia Mais:
Neri Geller prefere ficar no MAPA e deixa que Maggi e Ezequiel decidam sobre convite de Taques

“É o único partido que não tenha viés ideológico de esquerda. Defendemos menos poder para o político e mais liberdade para o cidadão [o individuo] escolher. A criação do partido vem da descrença das pessoas na classe política”, ponderou  Belz. Ele visitou a Redação do Olhar Direto junto com os dirigentes Paulo Henrique Grando e  Ânderson Iglesias, que é servidor público estadual.  
 
A ideia e reduzir também o poder do governo federal. “Alguns burocratas, em Brasília, não vão saber o que fazer com o dinheiro do cidadão que paga impostos. E o Partido Novo deseja o Brasil  menos coletivista e mais individualista; sendo o individuo principal   responsável pela própria vida”, sugeriu Edegar Belz.

Paulo Henrique Grando citou como exemplo a liberdade de escolha de uma escola de qualidade para o filho, paga pelo Estado com voucher (bolsa de estudo).  “Ao invés estar condenado a levar seu filho para uma escola ruim, mal administrada, porque mora em determinado bairro, o trabalhador vai ganhar um voucher do Estado e escolhe em qual escola seu filho vai estudar. Não é muito melhor do que aquela criança estar destinada a ficar naquela escola ruim, porque mora naquele bairro?”, questionou Paulo Henrique.

“Quem ñao tem condições de pagar, o Estado vai pagar o voucher para o filho dessa pessoa. Então, você paga diretamente pela educação. Ou seja,  compra serviço diretamente. Menos impostos e menos participação estatal, o que reduz o número de servidores”, emendou Grando.
 
A leitura do Partido Novo é de que a iniciativa privada regula a concorrência.  Estimula melhores serviços e menores preços. O consumidor é o melhor regulador de serviços que existe: ele é quem vai utilizar”, justificou Belz.
O Partido Novo defende que o Estado não seja dono de empresa. “A empresa deve ser na iniciativa privada. Porque, se de prejuízo seguidamente vai à falência. Já a empresa pública, se der prejuízo, o governo banca. Veja o caso dos Correios [ECT], por exemplo, que é monopólio e ainda dá prejuízo”, criticou Anderson Iglésias.
 
Edegar Belz explicou que o Novo é contrário ao capitalismo de compadre. “Se a empresa quebrar, deixa quebrar! O Estado não tem que salvar empresas [como no capitalismo de compadres]; deixa outra mais eficiente suprir aquela demanda. O Estado não pode atrapalhar quem deseja empreender”, emendou ele.
 
O Partido Novo possui aproximadamente 100 filiados, em Mato Grosso, sendo metade em Cuiabá.  O Estatuto determina que cada filiado Page uma mensalidade de R$ 26,25 – porque o Novo é contrário à existência do Fundo Partidário e vai lutar para que seja extinto. A Executiva Nacional solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permitisse a doação do seu Fundo Partidário para entidades filantrópicas, mas o pedido foi negado.
  
O Novo em Estatuto não desconta de quem tem cargo público – todos os filiados paguem mensalidade (R$ 26,25). contra o Fundo Partidário, tem que se sustentar.
 
Quem quiser se filiar, deve entrar no site do partido - www.novo.org.br. Ou entrar em contado com a comissão organizadora: Edegar Belz (065) 98142-0587 ou Paulo Henrique Grando 99938-1975  - no horário comercial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet