Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

indicação de Wilson

Oposição pede a “cabeça” de Elias Santos, mas Botelho defende nomeação

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Oposição pede a “cabeça” de Elias Santos, mas Botelho defende nomeação
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), defendeu a nomeação de Elias Santos para a Secretaria de Gestão de Pessoas do Parlamento e revelou que o cargo é uma indicação do secretário de Cidades, Wilson Santos (PSDB), em uma costura feita antes da eleição da Mesa Diretora. A escolha do irmão de Wilson gerou protestos na oposição. A deputada Janaina Riva (PMDB) defende que ele não fique no cargo.


Leia também:
Emanuel denuncia suposta coação de servidores e governador exonera irmão de Wilson
 
“Ele coagiu servidores e responde processo de improbidade pelo Tribunal Regional Eleitoral. Então nós vamos questionar isso”, afirmou a deputada. O centro da crítica de Janaina é o fato de Elias ter perdido o cargo que tinha no Governo do Estado após ser flagrado em um áudio exigindo que servidores públicos comparecessem a uma reunião em prol da candidatura a prefeito de Cuiabá de Wilson Santos.  
 
Para Botelho, Elias não pode ser julgado eternamente por um erro. “Os cargos da Assembleia eles são também divididos com os deputados e houve uma negociação antes da eleição com o deputado Wilson Santos e o cargo é dele, ele indica. Foi dado esse cargo pra ele e não tem nada contra Elias. Ele foi diretor do Detran, nunca teve um servidor lá que o acusou. Ele foi da Metamat também não teve nada real, será que é justo você julgar uma pessoa por um momento de estresse em que você fala alguma coisa?”, questionou. “Quem nunca falou uma bobagem numa hora de estresse que atire a primeira pedra”, completou.
 
Para Janaina, a nomeação de Elias para a gestão de pessoas foi uma surpresa negativa até mesmo para alguns deputados da base aliada do governo. “Isso não cabe mais dentro do parlamento, não só dentro do parlamento da Assembleia Legislativa, mas não cabe em nenhum órgão público. Ninguém suporta mais, o contribuinte não suporta mais esse coleguismo, fazer os órgãos públicos cabides de emprego, ficar abrigando aliados”, criticou.
 
Janaina promete não deixar o assunto “morrer” com a nomeação de Elias e afirma que irá levar o debate para a tribuna, assim como outros temas da relação entre Executivo e Legislativo. “Fiz esse clamor que ele [Botelho] não faça essa nomeação de Elias Santos. Eu tenho acompanhado os comentários da internet acerca dessa nomeação, acerca dessas posturas da Assembleia, como, por exemplo, duodécimo”. Para Janaina, a Al pode enxugar mais gastos para devolver recursos à sociedade. “Temos que fazer uma Assembleia mais enxuta de verdade, não só para a mídia ver”, finalizou.

O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), que denunciou Elias Santos durante a eleição, preferiu não opinar sobre a nomeação. “Não seria ético da minha parte interferir na escolha dos auxiliares do presidente da Assembleia Legislativa, da mesma forma que não seria ético ele opinar sobre os meu auxiliares”.  
 
Exonerado do governo
 
Elias santos foi exonerado da presidência da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) em 19 de outubro de 2016, no dia em que Emanuel Pinheiro (PMDB) trouxe a público a gravação em que o irmão de Wilson Santos aparecia coagindo os servidores a participarem de uma reunião política.

“O governador Pedro Taques convocou todos os cargos comissionados para uma reunião hoje às 20h30 no Hotel Fazenda Mato Grosso. Todos, sem exceção. Eu vou ser curto e grosso: aquele que não for será exonerado no outro dia. Eu não estou com brincadeira. Aquele que não for, será exonerado. Me desculpa falar dessa forma. Todos os cargos comissionados tem que estar hoje. Então vocês anotem meu telefone, ao chegarem no hotel me mandem uma mensagem que vou estar lá para receber vocês, ok? Era só isso que eu ia falar”, diz a gravação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet