Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AÇÕES PREVENTIVAS

Governo de MT fortalece combate à corrupção e adere à Rede de Controle da Gestão Pública

23 Fev 2017 - 17:21

Especial para o Olhar Direto - André Faust

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo de MT fortalece combate à corrupção e adere à Rede de Controle da Gestão Pública
Dois órgãos do Poder Executivo de Mato Grosso agora fazem parte da Rede de Controle da Gestão Pública. O grupo é formado por diversos órgãos do estado e representantes da sociedade civil e tem o objetivo de combater a corrupção preventivamente. Para o governador Pedro Taques a corrupção é uma preocupação de todos os dias e, em seu discurso, ele elogiou o trabalho desenvolvido pela Rede.


A adesão foi assinada pelo governador nesta quarta-feira (23), no Palácio Paiaguás. A partir de agora o Gabinete da Transparência e Combate à Corrupção e a Procuradoria Geral do Estado Integram o grupo.

Leia também:
Redde de Controle da Gestao Pública apoia aprovação da PEC 45

A Rede de Controle tem objetivo de unir órgãos de diversas esferas do poder e da sociedade civil para facilitar a articulação desses grupos para que sejam desenvolvidas ações efetivas de fiscalização de gestores públicos, combate à corrupção e fortalecimento do controle social.

Luiz Henrique Lima, conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, explicou que atualmente os gestores públicos já são submetidos a “uma infinidade de controles”. Entretanto, afirma que esses modelos de controle atual não funcionam, pois “chegam tarde”, ou tentam controlar tudo e acabam não controlando nada, ou ainda, se tratam de instrumentos meramente formais.

Por isso ele elogia a atuação da Rede que, segundo ele, busca resultados para a sociedade utilizando da parceria entre as instituições, a troca de informações e, de maneira prática, a busca de resultados para a sociedade. Ele também elogia a participação do Poder Executivo neste grupo, como um sinal de que “estamos no caminho certo”

“É muito importante ver o engajamento do Poder Executivo de Mato Grosso, das várias instituições do Poder Executivo de Mato Grosso, para fortalecer esse trabalho de troca de informação, de troca de inteligência, de sinergia entre as várias instituições.”

A participação do Gabinete da Transparência e da Procuradoria marca a aproximação do Poder Executivo do Estado com a Rede. Para o coordenador do grupo, conselheiro substituto Moises Maciel, os órgãos auxiliarão a Rede no fortalecimento do controle externo e do controle social, por causa de suas atribuições na administração pública. Ele destacou a importância da adesão desses órgãos e afirmou que são modelos no que se refere ao controle interno na gestão pública.

“A grande riqueza da Rede de Controle é o seu capital humano. Nós estamos reunindo os melhores quadros da administração pública para juntos pensarmos soluções”. Por sua vez, o procurador geral do Estado, Rogério Galllo, afirmou que o ato é especialmente importante para a Procuradoria, pois institucionaliza o órgão como parte do controle interno da administração pública estadual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet