Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

disputa

Duas maiores bancadas da AL fecham acordo para apoiar Zé Domingos ao TCE

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

José Domingos Fraga conta com simpatia de grandes bancadas

José Domingos Fraga conta com simpatia de grandes bancadas

Duas das maiores bancadas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso fecharam acordo para apoiar a candidatura de José Domingos Fraga (PSD) à vaga que se abrirá para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE): PSD, com seis votos, e PSB, com quatro. Também estão na disputa pela cadeira no TCE outros dois parlamentares, Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende (PSC).


Leia Também:
Preparado para “disputa silenciosa” contra Maluf, Domingos não abre mão de se candidatar ao TCE

O acordo é assegurado por importantes lideranças de cada uma das siglas, como o presidente regional do Partido Social Democrata, vice-governador Carlos Fávaro, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB). Segundo eles, Zé Domingos, que há dez anos faz parte da Comissão Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), se prepara há mais tempo para isso.

“Nosso partido, o PSD, tem um nome competente e capacitado; está disposto, quer encerrar a sua carreira política, se programou para isso, é um grande estudioso de orçamento, é um destaque incontestável em orçamento público: o deputado Zé Domingos. O partido apresenta o seu nome à ALMT. Ele tem o apoio dos seis deputados do PSD. Se for escolhido, será um grande conselheiro”, afirmou Carlos Fávaro.

Por outro lado, o presidente do PSD garante que não vai interferir nas discussões feitas pela bancada como forma de respeitar a autonomia do Poder Legislativo em relação ao Executivo. Recentemente, informações de bastidores davam conta de um interesse de outro deputado do PSD, Gilmar Fabris, sem se candidatar à vaga.

No mesmo sentido, reconhecendo a experiência de Zé Domingos, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa e influente na bancada de quatro parlamentares do PSB, também o defende como próximo conselheiro indicado pelo Poder Legislativo estadual.

“Zé Domingos é quem trabalha há mais tempo. A indicação da ALMT não quer dizer que seja um deputado. É essencial notório saber, idoneidade ilibada. Não quer dizer que tem que ser deputado. Posição minha: defendo Zé Domingos, mas vou respeitar a maioria”, argumentou o presidente da Assembleia Legislativa.

Se todos os parlamentares dos dois partidos, incluindo José Domingos, que é do PSD, mantiverem os votos unificados, são garantidos 10 sufrágios. Com isso, ainda são necessários pelo menos mais três para garantir maioria, no plenário das deliberações Renê Barbour. Sebastião Rezende pode recuar no caso de não viabilizar a candidatura e declarar voto em um dos outros dois favoritos.

Enquanto isso, Maluf possui o apoio da bancada do PSDB e costura apoio de parlamentares de siglas esparsas. Apesar de não ter o apoio declarado de nenhuma outra bancada, ele foi o último presidente da Assembleia Legislativa e possui forte influência nos corredores do Edifício Dante Martins de Oliveira. (Colaborou Ronaldo Pacheco)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet