Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Não são agressivos

Frequentadores reclamam de jacarés no Parque das Águas e zoólogo recomenda instalação de placas com aviso

Foto: Reprodução/Facebook

Frequentadores reclamam de jacarés no Parque das Águas e zoólogo recomenda instalação de placas  com aviso
Assustados com a presença de jacarés no Parque das Águas, inaugurado há dois meses em Cuiabá, frequentadores têm debatido sobre a segurança e cobrado medidas de proteção no local. Embora não sejam tão agressivos os Caiman yacare, nome científico dos animais da região, podem atacar em alguns casos específicos, como a perturbação de filhotes.  Diante disso, a recomendação profissional é que placas com avisos e, talvez uma tela de isolamento sejam instaladas ali para prevenir acidentes.


Leia mais:
Jiboia é atropelada ao atravessar a rua em frente ao Parque das Águas em Cuiabá

No Facebook uma internauta expressou sua preocupação. “O Parque das Águas, aqui em Cuiabá, foi inaugurado em dezembro de 2016. Ou seja, dois meses já e nenhuma placa de aviso sobre os animais que estão lá. A Sofia tem apenas dois anos e aquilo ali que ela está apontando é um jacaré. Se ela curtiu ver? Adorou. O jacaré vai ser atração até algo ruim acontecer”, diz a postagem.

Ao Olhar Direto, o zoólogo, docente do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (IBUFMT), Felipe Franco Curcio, afirmou que os jacarés do Pantanal, provavelmente os que habitam o parque, muitas vezes se acostumam à presença humana. Sendo assim, dificilmente atacam pessoas sem motivo específico, como por exemplo, a perturbação dos filhotes, que são ativamente protegidos pelas fêmeas.

“O fato dos animais já estarem no local antes da criação do parque, sem registros de acintes graves, mostra que sua presença ali não é motivo de alarde excessivo. Entretanto, como agora, com o parque criado, a presença humana é muito maior e frequente, é importante atentar para algum tipo de precaução, como o isolamento”, explica.

Para a prevenção de acidentes potenciais ele sugere o isolamento, com uma cerca de tela, por exemplo, de uma área perto dos corpos d'água que impeça a aproximação excessiva de transeuntes e curiosos. A ação impediria também o contato de algum animal de maior porte que se afaste da água e adentre áreas do Parque onde as pessoas (especialmente crianças) possam frequentar sem imaginar que um destes répteis possa estar ali.

A Prefeitura de Cuiabá informou que, para garantir a segurança de todos os frequentadores, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem tomado todas as medidas cabíveis.  Assim, mesmo não havendo nenhum histórico de ataques protagonizados pelos jacarés, o espaço será sinalizando no intuito de avisar sobre existência dos animais silvestres e orientar aos usuários que não entrem na Lagoa Paiaguás. Foi reforçado ainda que os serviços tem sido realizado com base em um planejamento que leva em conta vários fatores, inclusive o de segurança. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet