Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

zelo

Várzea Grande implanta projeto incentiva crianças a cuidarem do meio ambiente em escolas

Foto: José Luiz Siqueira / Secom VG

Lucimar Campos:

Lucimar Campos:

Educar para construir uma nova sociedade, com adultos responsáveis pelo desenvolvimento sustentável. É com tal finalidade que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande lançou, no Parque Ecológico ‘Tanque do Fancho’, o projeto ambiental que visa introduzir o método de aprendizagem solidária e interativa, na qual os próprios alunos da Rede Pública de Ensino são protagonistas no processo educativo.

 
O "Plantar e Cuidar: plantio de mudas como instrumento para educação fundamental” incentiva e orienta o plantio de mudas para despertar o interesse dos alunos para as práticas responsáveis e atitudes positivas para a valorização e preservação do Meio Ambiente onde vivem e principalmente no cuidado do ambiente escolar.

Leia Mais:
- Explosão em transformador interrompe fornecimento de água do DAE Várzea Grande

- Prefeitura de Várzea Grande e Defensoria Pública irão regularizar imóveis urbanos e rurais
 
A prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM) participou das atividades do projeto, e plantou uma muda de árvore nativa no “Tanque do Fancho”, acompanhada por cerca de 60 alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Air Addor, do Jardim Ouro Verde, e da EMEB Alino Ferreira, e também por coordenadores escolares, secretários municipais e técnicos do Meio Ambiente. Durante a visita pelo Parque os alunos receberam  orientações sobre os projetos desenvolvidos no local, e ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a flora e fauna do Parque.
 
Para Lucimar Campos, promover a conscientização ambiental por meio de estudos e projetos e principalmente incentivar o plantio de árvores é  comemorar a vida com simbolismo e compromisso com o futuro. 
 
“Colaborar para a melhoria da sociedade, primando pela qualidade de vida e a união das pessoas em torno de objetivos solidários e ainda conscientizar o aluno  do seu papel e de sua contribuição para a preservação do Meio Ambiente é ponto positivo do projeto. Este projeto estimula e desenvolve atividades que permitam aflorar o senso de cooperação, participação e cidadania”, argumentou a prefeita, para a reportagem do Olhar Direto.
 
“É acima de tudo oportunizar experiência construtiva e gratificante e, assim, despertar nos estudantes o desejo de melhorar o mundo através da natureza. É muito posito fazer da escola um ambiente mais atrativo, desenvolvendo uma atividade envolvente e agradável, na preservação do espaço em que estudam”, justificou Lucimar.
 
Na primeira fase do projeto, os alunos das escolas municipais, visitam o Parque Ecológico para conhecerem a estrutura do local, as plantas nativas e o viveiro municipal, que produz muda de árvores de espécies nativas de Mato Grosso, para os projetos do município na arborização da cidade. E após o conhecimento, buscam desenvolver práticas ambientalmente corretas na própria escola, quer seja na arborização da escola e bairro onde vivem, plantio de hortas e implantação de projetos de reciclagem.
 
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Ferreira, explicou que esse novo projeto do Centro de Educação Ambiental, os alunos da Rede Pública são orientados sobre preservação do meio ambiente e aprendem a produzir mudas de árvores, plantar e cuidar. As mudas produzidas pelos alunos servirão para o replantio nos próprios parques da cidade e nas unidades escolares.
 
“Esse projeto é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação. O processo de conscientização ambiental ocorre dentro da escola e possui uma metodologia transdisciplinar, a partir da interação das disciplinas da grade curricular e o contato direto com a natureza,  por meio de visitas aos Parques Municipais”, observou ela.
 
“A teoria e a prática devem sempre andar em conjunto neste projeto. Os estudos sobre arborização e reflorestamento passam a integrar a vida dos alunos. Esse processo ocorre com a união das Pastas da Administração Pública”, esclareceu Helen Ferreira.
 
Para o secretário de Educação de Várzea Grande, professor Sílvio Fidelis, o envolvimento das unidades escolares faz parte do trabalho de conscientização ambiental que é feito pela Secretaria de Educação, onde existe um núcleo específico para desenvolver ações neste sentido. “O exercício da participação em diferentes ambientes, desde atividades dentro da própria escola, até as atividades em campo, é fundamental para o sucesso do projeto na contextualização do aprendizado", disse ele.

"O trabalho foi bem aceito por todos os docentes, equipe pedagógica, funcionários e direção das escolas e ainda os pais. A qualidade do ensino melhora com a aplicação de novas experiências que são inseridas na grade curricular, e que ajudam a melhorar o conhecimento. E este projeto incentiva a pesquisa e a prática”, avaliou Sílvio Fidélis.
 
O trabalho de conscientização ambiental entre alunos da Rede Pública também está ganhando mais adeptos, como é o caso da moradora do bairro Costa Verde, Eliza Soares, que é voluntária no Parque Ecológico Tanque do Fancho. Ela está destinando um período todos os dias para auxiliar na plantação e no cuidado com as mudas. “Acho que precisamos mostrar para as crianças e também para os adultos que temos esse compromisso com a natureza e com a sustentabilidade” declarou.
 
 Lucimar Campos afirmou ainda que o trabalho de conscientização ambiental desenvolvido envolve as Secretarias de Meio Ambiente e Educação já está alcançando resultados positivos. Através do projeto “Plantar e Cuidar” os alunos irão levar todo o conhecimento adquirido na escola e colocar em prática em casa, plantando mudas, cuidando das plantas, melhorando a qualidade de vida, preservando a natureza com consciência e preservação ambiental.
 
O Projeto “Plantar e Cuidar” vai atender 13 escolas de março a outubro deste ano, promovendo o plantio de mudas como instrumento para educação fundamental para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet