Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

NOVA CENTRAL

Regulação do SUS vai agilizar atendimento e acabar com “escolha de quem vive e quem morre”

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Regulação do SUS vai agilizar atendimento e acabar com “escolha de quem vive e quem morre”
A certeza de tratamento impessoal com a inauguração da nova Central de Regulação de Saúde de Mato Grosso, nesta segunda-feira, no antigo prédio do Hospital e Pronto Socorro Modelo, tende a resolver um histórico problema do Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios: a interferência política em favor deste ou daquele doente. “Não é o governador quem vai escolher quem vai viver ou quem vai morrer. Precisamos ter um sistema que seja no mínimo ético. É isso que estamos implantando, com esta Central de Regulação. A saúde é melhorada em pequenas coisas. É isso que conta”, observou o governador José Pedro Taques (PSDB), após inaugurar a obra, ao lado dos secretários Luiz Soares, de Saúde, e Júlio Modesto, de Gestão.

 
O funcionamento da Central de Regulação, em novo prédio, tende a contribuir para reduzir as filas de cirurgias eletivas e unificar o formato de atendimento dos hospitais regionais e municipais, no Estado. “Eu como governador não terminarei o meu mandato feliz, se nós não virarmos a ‘chave da saúde’. Se nós não dermos dignidade ao cidadão. Se não tivermos um tempo de espera, na fila [de cirurgias] que atenda aos casos na medida de sua urgência. Se a regulação não funcionar, abre brecha para pedidos [de favores] para o deputado, o senador, o governador escolher quem vai viver ou quem vai morrer”, sentenciou ele, para a reportagem do Olhar Direto.

Leia Mais:
 - Governador anuncia Luiz Soares como novo secretário de Saúde de Mato Grosso

- Pedro Taques manda estabelecer prioridade para aumento de 15% recursos da saúde para construir três hospitais regionais em MT

Pedro Taques reconheceu que ainda não conseguiu ‘virar a chave’ da saúde de Mato Grosso. “Nós ainda não conseguimos virar a chave da saúde pública, em nosso Estado. A responsabilidade é minha, como governador. Mas é também de todos os servidores da saúde. Alguns passos foram dados pelos [ex] secretários Marco Aurélio Bertúlio, Eduardo Bermúdez, doutor João Batista [Pereira], mas devemos avançar”, disse ele.
 
Pedro Taques enfatiza que saúde é qualidade de vida. “Senhores: saúde é muito mais do que ausência de doença. É qualidade de vida! É paz! É meio ambiente”, definiu Pedro Taques.
 
Luiz Vitório Soares recordou que, em 2001, quando era secretário de Saúde de Cuiabá, contribuiu para a implantação da primeira Central de regulação do Brasil, idealizada pelo então secretário de Estado de saúde, médico Júlio Müller Neto. “Eu tive orgulho de participar [em 2001]. À época, eu estava secretário de Saúde de Cuiabá e o Júlio Müller convocou a nossa vontade política para destinação dos melhores técnicos do SUS. E abrimos a central de regulação, a primeira do Brasil”, recordou ele.
 
“A genealidade do doutor Júlio Müller fez funcionar a Central de Regulação, onde era o Centro de Saúde, naqueles anos. E, tempos depois, vieram muitos bons técnicos de São Paulo, do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e de outros estados, para conhecer o funcionamento, qual era o modelo e para copiar. Infelizmente, depois, as coisas não avançaram”, sintetizou Luiz Soares. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet