Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

PRESO EM SERVIÇO

Fórum Nacional de Comunicação repudia prisão de fotógrafo; “ataque ao direito à comunicação”

29 Mar 2017 - 16:01

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução/Facebook

Nota emitida pela FNDC

Nota emitida pela FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) emitiu nota na tarde desta quarta-feira (29) para repudiar a detenção sofrida pelo repórter fotográfico de Olhar Direto, Rogério Florentino Pereira, durante cobertura jornalística nesta manhã, em Várzea Grande. O FNDC, que promove a campanha “Calar Jamais!” destacou o “ataque ao direito à comunicação” sofrido pela imprensa de Mato Grosso. “Em tempos de golpe, é preciso denunciar esse tipo de violação cada vez mais frequente”. 


Leia mais:
Repórter fotográfico do Olhar Direto é preso quando participava de cobertura jornalística


O repórter fotográfico Rogério Florentino Pereira, foi detido quando participava da cobertura da ‘Operação Pérfidos’, da Delegacia Fazendária, que investiga possíveis desvios de até R$ 60 milhões, na Prefeitura de Várzea Grande. Ele recebeu voz de prisão de um membro da Polícia Militar de Mato Grosso, pouco depois de desentendimento com um agente do Sistema Prisional, que fazia o transporte de um preso para o Fórum de Várzea Grande que não pertencia a operação da Delegacia Fazendária.

A situação só foi esclarecida depois que o jornalista foi encaminhado para delegacia e ter assinado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O caso já foi repudiado pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor), em nota. A notícia já chegou à imprensa nacional. Também por meio de nota, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação condenação a detenção do fotógrafo:

Leia a íntegra abaixo:

O Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso denunciou a prisão do repórter-fotográfico Rogério Florentino Pereira, do site Olhar Direto, na manhã desta quarta-feira (29/3). Outro jornalista, o repórter Jardel Arruda, teria sido tratado com truculência ao tentar fotografar a prisão do colega. Em nota divulgada mais cedo, a entidade informa que ambos atuavam na cobertura jornalística da ação da "Operação Pérfidos", da Delegacia Fazendária de Mato Grosso, quando foram abordados por policiais militares. Rogério foi revistado e detido sem nenhuma explicação, enquanto exercia seu trabalho, e depois encaminhado para o Fórum de Várzea Grande e para a delegacia do município.

A campanha Calar Jamais! repudia mais esse ataque ao direito à comunicação e se solidariza com os profissionais vitimados pela violência policial que tem afetado duramente o direito constitucional à liberdade de expressão e de informação da população. Em tempos de golpe, é preciso denunciar esse tipo de violação cada vez mais frequente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet