Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

confusão

Deputado pede empenho da AL para esclarecer prisão de repórter fotográfico do OD

Foto: Jardel P. Arruda/OlharDireto

Deputado pede empenho da AL para esclarecer prisão de repórter fotográfico do OD
O deputado estadual Allan Kardec (PT) cobrou, durante sessão plenária vespertina de quarta-feira (29), empenho da Assembleia Legislativa para esclarecer a prisão do repórter fotográfico Rogério Florentino, do portal Olhar Direto, durante a cobertura da operação “Pérfidos”. Allan prestou apoio ao fotógrafo e ressaltou a importância de não aceitar ameaças à liberdade de imprensa.


Leia mais:
- Repórter fotográfico do Olhar Direto é preso quando participava de cobertura jornalística
- GCOM defende liberdade de imprensa, lamenta incidente com equipe do OD e garante que caso será apurado

Allan leu na íntegra nota do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e cobrou empenho da Assembleia Legislativa no sentido de que tudo seja esclarecido. A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc) também manifestou apoio a Rogério.

“Eu peço que essa Casa se empenhe no sentido de que tudo seja esclarecido porque não podemos conviver com qualquer ameaça à liberdade de imprensa”, afirmou Allan. Ele ressalta que soube existir divergências nos depoimentos.

Além da detenção do Rogério, o repórter Jardel Arruda, também do portal Olhar Direto, diz ter sido tratado com truculência durante a ocorrência ao tentar fotografar a condução de Rogério por policiais militares. Os PMs o ameaçaram de prisão e alegaram ser proibido fazer imagens no perímetro do Fórum de Várzea Grande.

Entenda o caso:

O repórter fotográfico do portal Olhar Direto, Rogério Florentino Pereira, foi detido na manhã de quarta-feira quando participava da cobertura da ‘Operação Pérfidos’, da Delegacia Fazendária, que investiga possíveis desvios de até R$ 60 milhões, na Prefeitura de Várzea Grande. Ele recebeu voz de prisão de um membro da Polícia Militar de Mato Grosso, pouco depois de desentendimento com um agente do Sistema Prisional, que fazia o transporte de um preso para o Fórum de Várzea Grande.

A argumentação do agente prisional era de que o profissional da fotografia estava em local restrito, nos fundos do Fórum de Várzea Grande, e que, se quisesse, poderia tomar medidas drásticas, como efetuar um disparo. Rogério explicou que estava cumprindo o seu dever, no trabalho, e apresentou seu registro profissional. O local em que o repórter fotográfico estava pertence à Prefeitura de Várzea Grande, comumente utilizado pela Secretaria Municipal de Viação e Obras. O preso, no entanto, não era alvo da operação.
 
Durante o desentendimento entre o agente prisional e o repórter fotográfico, uma policial militar da guarda do Fórum Municipal não aceitou a argumentação e prendeu Rogério Florentino. Ato contínuo, chamou uma viatura da Polícia Militar para levar o detento. O fotógrafo ficou cerca de 20 minutos detido antes de ser conduzida à Central de Flagrantes em Várzea Grande.
 
Ao ser colocado no interior da viatura, Florentino pediu ao jornalista Jardel Arruda, que também participava da cobertura da ‘Operação Pérfidos’ pelo Olhar Direto, fizesse imagens de sua prisão, já na porta do Fórum de Várzea Grande, por precaução.
 
“A equipe policial [da viatura] determinou que não fosse feita a fotografia e que, em caso de desobediência, eu também seria preso. Rogério insistiu [em ser fotografado] e, então, eu fiz imagem”, explicou Jardel Arruda, citando o clima tenso enfrentado naquele momento.
 
Rogério Florentino compareceu à Delegacia Central de Ocorrências de Várzea Grande, prestou esclarecimentos e foi liberado. O editor geral do Olhar Direto, jornalista Lucas Bólico, acompanhou-o na delegacia.

Na tarde do mesmo dia, Rogério, Jardel e Lucas Bólico se reuniram com o secretário de Estado de Comunicação, Kleber Lima, que mais tarde emitiu nota na qual defendeu a liberdade de imprensa, lamentou o ocorrido e garantiu a apuração dos fatos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet