Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Do Internauta

Reserva ou propina?

ESPERO QUE O OLHAR DIRETO, SITE QUE ACOMPANHO TENHA CORAGEM DE PUBLICAR ISSO PARA O POVO SABER QUE SOMOS ROUBADOS ATÉ POR QUEM FAZ NOSSA CASA. SEGUE MEU DESABAFO !!! RESERVA TECNICA OU PROPINA Hoje eu descobri, que minha arquiteta recebe Reserva Técnica de todas as minhas compras, minha filha me alertou, pois a mesma estuda em uma universidade e conversando com colegas do curso de Arquitetura contaram a ela e disseram para eu ir fazer minhas compras sozinhas, pois bem, liguei para algumas lojas de móveis, papel de parede, decoração me passando por arquiteta e dizendo que eu tinha clientes para indicar, e para minha surpresa, TODAS as lojas, disseram que sim pagamos 10%, inclusive algumas disseram que é regra do mercado, tentando uma negociação em algumas consegui até 15% se o pedido fosse vendido no preço certo ou seja eu ajudar a lesar o cliente. Penso, paguei uma arquiteta para fazer minha casa, construir meu sonho e estou sendo roubada, em 10%. Minha casa custara quase 3 milhões no florais Cuiabá, então ela vai embolsar 300.000,00 ou mais além dos 50 que paguei pelo projeto e mais os valores que pagarei pelo acompanhamento de obra. Entrei em sites e vi pessoas reclamando sobre isso, processos de alguns conselhos estaduais e penso, ladrões, ladrões como os do governo, fazem girar um sistema epidêmico, se o empresario quer vender ele vai pagar, oferecer viagem. Hoje me decepcionei mais uma vez com o Brasil, fui ver os intagrans das lindas arquitetas, todas viajando, postando fotos de seus parceiros cumplices , e tem coragem de ir ruas de cara pintada pedindo fora dilma fora temer se nos roubam da mesma forma, igualmente. Fazendo os parceiros pagarem propina. Não vou dizer que são todos, existe a parcela que deve dar aula, administras outras coisas, urbanistas enfim. Mas mexeu com casa, reforma, decoração com certeza estamos sendo roubados. Irei enviar este mesmo texto para todos os veículos de comunicação que puder, vou ser anonima, mas que ler pode se passar por um Arquiteto e testar a idoniedade do seu amigo, amiga, SIM VOCÊ SENDO ROUBADO, NO MESMO SISTEMA DA REPUBLICA. O BRASIL NÃO VAI MUDAR ENQUANTO MENTIREM PARA VOCÊS MESMO. Meu sonho da casa linda, maravilhosa perdeu o brilho, pois ela vai ficar mais simples, eu sou médica não sei decorar mas não vou ser roubada.

O Conselho Regional de Arquitetura se manifestou sobre o caso por meio de nota. 

"NOTA DE ESCLARECIMENTO"

Em função da publicação feita por este veículo, no dia 06 de abril, no espaço “Do Internatura”, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) se manifesta publicamente a respeito do tema abordado.

O CAU-MT afirma e reforça o compromisso da qualidade técnica e social dos bons profissionais que prestam serviços em Mato Grosso e que possuem conduta ética ilibada. E reitera a importância do Arquiteto e Urbanista no desempenho de sua função técnica e social.

O CAU-MT repudia, veementemente, a prática vulgarmente conhecida como “reserva técnica”, ou seja, cobrança de comissão por indicação de produtos. Ressalta que essa conduta é proibida pela Lei 12.378/2010 e pelo Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, e na medida das denúncias encaminhadas ao Conselho, vem tomando as providências necessárias, enquadrando os infratores em processo disciplinar, assim como aqueles que exercem ilegalmente a profissão, com a devida investigação e punição, caso proceda. Canal, este, que pode ser utilizado pela denunciante.

O CAU-MT ressalta que os Arquitetos e Urbanistas, atuantes em Mato Grosso, projetam espaços para a vida, para o bem estar da coletividade, tendo como pressuposto o Código de Ética Profissional, buscando ainda, a universalização do acesso a um “habitat” adequado e moradia digna, por meio de soluções compatíveis com a natureza da demanda socioeconômica de todos os grupos que compõem a nossa sociedade. De tal forma que o cidadão, que contrata um profissional arquiteto, possa ter o direito de ter um lugar para viver, sonhar e morar, com dignidade, alegria e esperança.

Dessa maneira, o CAU-MT se coloca à disposição da sociedade e da denunciante, para atuar na garantia dos direitos não só dos profissionais, mas, acima de tudo, do cidadão.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT)"
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Mais Do Internauta

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet