Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

apagando incêndio

Wilson Santos deixa Secid para defender acordo do VLT na Assembleia

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Wilson Santos deixa Secid para defender acordo do VLT na Assembleia
O secretário de Cidades, deputado Wilson Santos (PSDB), deixou o comando da pasta  para voltar à Assembleia Legisaltiva com a missão de convencer os colegas de parlamento sobre a viabilidade do acordo para a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande. Ele decidiu continuar a discussão e deve ficar até dois meses no Edifício Dante de Oliveira, sendo substituído na pasta pela secretária adjunta Juliana Fiusa Ferrari, de Administração Sistêmica da Secid.

 
Leia também:
Viagem de VLT do Aeroporto ao CPA deve durar quase uma hora, estima secretário

Deputados, inclusive da base governista, já haviam ameaçado acionar o Ministério Público Estadual para impedir a retomada da obra. O temor de alguns parlamentares é que a conclusão do modal trouxesse prejuízos ao Tesouro do Estado. Wilson também voltará para debater o relatório final da CPI das Obras da Copa, que ainda não passou pelo crivo do Plenário das Deliberações Renê Barbour, já que vem sendo securado pelo próprio presidente do Poder Legislativo, deptuado Eduardo Botelho (PSB).
 
A expectativa é de que Wilson Santos “apague o incêndio” na Assembleia Legislativa, até mesmo na base alaida do governador José Pedro Taques (PSDB), e retorne ao cargo na Secid dentro de 15 dias até 60 dias. O acordo para a retomada das obras do VLT entre Estado e consórcio responsável é de R$ 922 milhões. A previsão é de conclusão em 24 meses, mas alguns deputados colocam em dúvida.
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e da FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22,2 quilômetros   de extensão.
 
O Ministério Público Estadual (MPE) iniciou a análise do acordo, que prevê a primeira etapa da obra finalizada em março de 2018 e compreende o trecho entre o aeroporto de Várzea Grande até a estação do Porto, em Cuiabá.
 
Até dezembro de 2018 deverá entrar em funcionado todo o trecho da linha 1, num total de 15 quilômetros, entre o aeroporto de Várzea Grande e o Terminal do Comando Geral, na Capital. Já a linha 2, que compreende o trecho de 7,2 quilômetros entre a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e o Parque Ohara, no Coxipó, será entregue até maio de 2019.

Atualizada às 16h18.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet