Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CRISE DO VLT

Bezerra diz que retorno de WS “desqualifica” a Assembleia e que não haverá mudanças no relatório da CPI

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Bezerra diz que retorno de WS “desqualifica” a Assembleia e que não haverá mudanças no relatório da CPI
A volta do deputado Wilson Santos (PSDB) para a Assembleia Legislativa tem causado mal-estar entre alguns parlamentares, principalmente aqueles que defendem a aprovação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa de 2014. O deputado Oscar Bezerra (PSB), que presidiu os trabalhos da Comissão, afirmou que o retorno do colega “desqualifica” o Parlamento e garantiu o documento não irá sofrer alterações. O tucano pediu exoneração da Secretaria de Cidades (Secid), da qual era titular, sob a justificativa de que iria defender a retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Casa de Leis.


Leia mais:
Botelho rebate deputado e diz que ninguém tem poder de “patrolar” a Assembleia Legislativa

“A volta do Wilson desqualifica o Parlamento, uma vez que cabe a Mesa Diretora fazer a definição da aprovação ou não do relatório. O Wilson é do Parlamento e sabe como são as regras por aqui, ele não pode chegar patrolando esse relatório. Hoje eu tive uma conversa com o Botelho e disse a ele que não deve haver nenhuma mudança, nem de vírgula, nesse documento”, garganteou Bezerra.

O deputado criticou, ainda, o que ele chama de “mudança de posicionamento” do Governo. Segundo Bezerra, o próprio Wilson Santos – que foi membro da CPI das Obras da Copa – havia rechaçado o contrato entre o Governo e o Consórcio VLT.

“Existe, salvo engano, uma ação do próprio Governo pedindo o cancelamento do contrato e que está em curso na Justiça Federal. Agora, simplesmente eles mudaram de opinião. A CPI aconteceu paralelamente e identificou inúmeras irregularidades, ocorre que nós não vamos mudar o nosso posicionamento”, afirmou
.
“O que pode ser é reprovado [o relatório], se a maioria dos parlamentares entenderem que o relatório prejudica o Governo, mas não haverá mudança no texto. Mas nós não vamos maquiar um documento em detrimento de interesses particulares, eu acho que não pode levar por esse caminho”, completou.

De acordo com o deputado, o relatório final da CPI, que estava sendo “segurado” propositalmente pela presidência da Assembleia Legislativa, deverá ser encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda esta semana, para posteriormente ir à votação em sessão plenária. 

“O Botelho me deu a segurança que vai colocar em pauta na CCJ ainda esta semana e, provavelmente, será feita extraordinariamente para deliberar no plenário em votação. Nós queremos a nulidade absoluta do contrato e a devolução do dinheiro público ao Governo do Estado”. 

A fala de Bezerra, no entanto, contrapõe declaração feita pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), em que admitiu a possibilidade de haver mudanças “propositivas” no documento. 

“O que nós podemos mudar são questões de propositura, de continuar a obra, continuar trabalhando com o próprio Consórcio, uma vez que se judicializar isso pode passar para até 10 anos, causando perdas para o Estado”, disse Botelho, em conversa com jornalistas nesta segunda-feira (17).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet