Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

dia 28

Policiais, médicos, professores, bancários e motoristas cruzam os braços na sexta em adesão à greve geral

Foto: Ilustração/Apropucc

Diversas categorias, em todo país, anunciaram adesão ao movimento

Diversas categorias, em todo país, anunciaram adesão ao movimento

Médicos, investigadores, delegados, escrivães, agentes penitenciários, bancários, motoristas de ônibus, bancários, professores, servidores públicos da rede estadual, aeroviários vão aderir à greve geral agendada para a próxima sexta-feira, 28.  Por 24 horas servidores do mais distintos setores, irão cruzar os braços contrários às  reformas trabalhistas e da Previdência propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB), além da lei de terceirização, sancionada pelo presidente.


Leia Mais:
Motoristas vão aderir à greve geral e coletivos devem parar na próxima sexta-feira

O movimento foi proposto pelas  centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Em Cuiabá, a concentração será realizada na Praça Ipiranga no decorrer do dia, com ato público às 14h.

"Os delegados vão manter os plantões  e atender a urgência e emergência. As investigações serão paralisadas", explica o presidente do Sindicato dos Delegados de Mato Grosso, Wagner Bassi.  Ao Olhar Direto ele ponderou ainda: "nós, policiais, apresentamos ao Governo uma nova proposta considerando que nossa expectativa de vida é menor em dez anos do restante da população por ser uma atuação de risco. Pela forma como está proposto, o policial vai morrer antes que consiga se aposentar", reclama. A proposta encaminhada pelo governo em dezembro do ano passado determinava a idade de 65 anos e 25 anos de tempo de contribuição para a aposentadoria, inserindo a categoria na regra geral do funcionalismo.

Os serviços médicos em Cuiabá, de acordo com a presidente da categoria, Eliana Siqueira, já solicitaram que as consultas agendadas para a sexta sejam remarcadas. " Somente serão mantidos os serviços de urgência e emergência, além de 100% no PSMC". Ela estima que cerca de 60% dos profissionais atuantes na rede municipal da capital atuem. Hoje, de acordo com o cálculo apontado por Eliane, existem 500 médicos trabalhando no pronto-socorro e nas UPAs, e outros 160 distribuídos no atendimento à atenção básica. 

Cledson Gonçalves, líder do Sindicato dos Policiais Civis, ponderou quanto a necessidade de mobilização. "As previsões são as piores possíveis".  Além da concentração junto a sede do Sindicato, os policiais também irão participar do ato público agendado para a tarde de sexta-feira na Praça Ipiranga. 

A adesão ao movimento também já foi confirmada pelo sindicato que representa os trabalhadores no transporte coletivo. "O trabalhador está com a corda no pescoço", asseverou o diretor do Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo, Edival Luiz.

Segundo ele, em todo o sistema de transporte público trabalham mais de duas mil pessoas. Por dia, a estimativa é de que mais de 350 mil pessoas sejam atendidas entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande.  Ele avalia que o Sindicato não irá obrigar que o trabalhador integre o movimento, mas pondera que as medidas impopulares afligem a classe trabalhadora como um todo. 

Já os aeroviários, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroviários, maior entidade da categoria no país, organizam paralisações nos Aeroportos de suas bases, com início no turno da manhã, sem horário previsto para término. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet